LusoJornal | Jorge Campos

A Comunidade católica portuguesa da região de Lyon venerou a Virgem Maria

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

A Basílica de Fourvière em Lyon (69) acolheu neste domingo, dia 16 de outubro, a Comunidade portuguesa que comemorou o 105° aniversário das aparições no mês de outubro da Virgem Maria em Fátima.

A organização está agora a cargo da ACOFF, uma associação criada no início deste ano, onde o Padre Mattéo Logioco é o Presidente e o representante da Comunidade na Diocese de Lyon.

Este ano, a organização convidou o padre Manuel Sampaio Viana, vindo da sua paróquia da Diocese de Braga, em Portugal. “Ele encontrou aqui, em Lyon, vários dos seus conterrâneos, paroquianos e também familiares. Foram momentos de grande intensidade espiritual, onde a fé Mariana se manifestou, não só no decorrer da Eucaristia, mas também no final, com o tradicional Adeus à Virgem” confiou o Padre Mattéo Logioco ao LusoJornal.

Segundo os responsáveis da Basílica, foram cerca de 900 peregrinos que viveram estes momentos de agradecimento à Virgem Maria. O grupo coral, dirigido pelo casal Filipe e Cristina Martins, animou a celebração com cânticos. “Temos cerca de trinta elementos e todas as sextas-feiras ensaiam, durante duas horas, os cânticos para a animação das Eucaristias da Comunidade durante todo o ano” disse Cristina Martins.

“Fiquei muito contente por este convite para participar nestas homenagens Marianas e também por ter reencontrado os meus paroquianos e também membros da minha família” disse o Padre Manuel Sampaio. “Levo de Lyon uma boa recordação de Fé cristã e Mariana, da parte dos nossos emigrantes nesta cidade. Aproveito para agradecer a todos a simpatia e o bom acolhimento durante estes dias”.

Manuel Batista, um dos responsáveis da ACOFF, confirmou ao LusoJornal que o próximo encontro Mariano na Basílica de Fourvière já está marcado para os dias 13 e 14 de maio de 2023, sábado e domingo.

A Comunidade portuguesa também se reúne para a recitação do Terço pedindo pelo fim das guerras no mundo, sobretudo na Ucrânia, aos sábados, das 16h00 às 17h00, junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na crypta de S. José, nesta imponente balílica da cidade de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]