A história da língua portuguesa na Gulbenkian em Paris

“A história do português, da formação à expansão da linguagem” será o tema exposto por Maria Ana Ramos na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, às 18h00, na delegação em Paris da Fundação Calouste Gulbenkian

A história da língua portuguesa é a história da formação e evolução de uma língua que se desenvolveu a noroeste da Península Ibérica, para se individualizar posteriormente como o idioma falado em Portugal e em vários países que hoje se expressam oficialmente por este idioma. De acordo com diferentes aspetos linguísticos (fonética, morfologia, sintaxe, vocabulário) o português é principalmente o resultado de mudanças nas variantes de latim, disseminadas pelos Romanos desde o século III a.C. e do impacto dos contextos linguísticos e históricos na península.

Maria Ana Ramos é professora na Universidade de Zurique e investigadora associada no CLUL (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa) na área de Filologia. As suas áreas de investigação são: História da Língua Portuguesa, Filologia, Crítica Textual, Poesia galego-portuguesa, Grafemática em textos literários e Língua Literária (Idade Média).

Para além de ter obtido um doutoramento em Linguística Portuguesa – Linguística Histórica- Filologia pela Universidade de Lisboa, tem também uma Habilitation – Venia Legendi em Filologia Românica com especialização em Português pela Universidade de Zurique.

Maria Ana Ramos é autora de vários artigos e publicações, sendo de destacar O Cancioneiro da Ajuda. Confeção e Escrita, I e II vols., Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Linguística Geral e Românica (2008).

Esta conferência é realizada em parceria com a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris Nanterre, o leitorado da língua e cultura portuguesa da Universidade de Paris 8, com o Camões – IP e a Casa de Portugal – André de Gouveia. A programação insere-se no quadro das comemorações do Centenário do ensino de Português na Sorbonne (1919-2019).

Entrada livre.

 

Fondation Calouste Gulbenkian – Delegação em França

39 boulevard de la Tour Maubourg

75007 Paris