LusoJornal | Mário Cantarinha

A Rádio Alfa vai começar a emitir do Mónaco em DAB+

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, a rádio Alfa vai passar a emitir também do Mónaco em DAB+, alargando a cobertura geográfica da estação portuguesa mais conhecida de França.

A rádio Alfa nasceu nos anos 90, inicialmente com o estatuto de rádio associativa, passando mais tarde a ser uma rádio comercial, a emitir nos 98,6 MHz da banda FM. Acompanhando a transição digital, a rádio da família Lopes já emite em DAB+ a partir de Paris, Lille, Strasbourg e Lyon, passando agora a marcar presença também no Mónaco.

“Emitir a partir do Mónaco é importante para nós, porque temos a possibilidade de cobrir uma grande região do sul da França” explicou Fernando Lopes ao LusoJornal.

A implantação da rádio no Mónaco surgiu “por acaso”. O Principado decidiu dar a possibilidade a uma série de rádios de se instalarem no “Rochedo”. “Eles querem rádios ‘específicas’, que tenham algo de particular, como é o caso da rádio Alfa que se destina à Comunidade portuguesa” explica Fernando Lopes.

O Diretor Geral da rádio explica que já apresentou um pedido às autoridades francesas para a instalação em Marseille. “Mas o processo é longo e não funcionou. No mónaco, o processo demorou poucas semanas”.

A rádio tem a sua sede em Valenton, no Val-de-Marne (94), mas tem também um animador em Lille. “Por enquanto, no Mónaco, a rádio vai difundir a mesma programação que é feita em Paris. O objetivo, a médio prazo, é termos também um animador no Mónaco para dar notícias locais” disse Fernando Lopes.

Em França, a transição digital das rádios está a ser um processo “extremamente lento”. Muitas rádios associativas ainda não conseguiram equipar-se com material para emitir em DAB+, por isso o Estado francês ainda não mandou encerrar os emissões hertzianos. “Pessoalmente, não creio que isso venha acontecer nos próximos 10 anos” confessa o Diretor da rádio Alfa.

O importante é ir ocupando espaço e Fernando Lopes diz que ultimamente a situação tem evoluindo. “As grandes rádios entraram também no universo digital e começaram a fazer campanhas a explicar que as pessoas têm DAB+ no carro. Nós sozinhos não fazemos nada, mas se formos muitas rádios, sobretudo rádios grandes, a divulgar, então vamos conseguir promover esta nova forma de ouvir rádio”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]