LusoJornal | Jorge Campos

Academia do Bacalhau de Lyon vai doar 10.000 euros a associação em hospital oncológico

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A Academia do Bacalhau de Lyon organizou o seu último jantar do ano na sexta-feira passada, dia 9 de dezembro, no restaurante “O Caseirinho”, situado em Grigny, perto de Lyon.

Para além de toda a Direção, estavam presentes os “Compadres” e as “Comadres”, assim como vários convidados que foram descobrir o “ambiente” da Academia do Bacalhau. No total, cerca de 70 pessoas jantaram no restaurante onde foi servido, claro, o Bacalhau à Casa, uma variante do Bacalhau à Braga. Várias outras especialidades da gastronomia portuguesa e os vinhos regionais do Alentejo foram servidos durante a noite.

O Presidente da Academia do Bacalhau de Lyon, Américo Jesus, anunciou que a associação vai doar 10 mil euros, esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, à associação “Le petit monde et l’univers”, no hospital “Mère enfant” de Bron, uma associação que se ocupa de facilitar a estadia dos pais de crianças hospitalizadas para terapias oncológicas.

A soma foi angariada durante várias atividades da Academia do Bacalhau de Lyon, acrescida de donativos de vários empresários portugueses na região de Lyon e dos seus fornecedores.

“Estamos muito orgulhosos e agradecemos a todos pela vossa generosidade, que nos leva a esta doação, entre outras que temos vindo a fazer ao longo destes anos passados” disse na sua intervenção Américo Jesus. “Aqui em Lyon existe uma rede muito importante de empresários portugueses que não só partilham informações de negócios, mas também a sua generosidade, e que têm sempre estado presentes, sempre que a Academia os solicita para os seus Jantares e para as Galas. A última Gala reuniu perto de 500 pessoas”.

Também foi anunciada a Assembleia Geral da Academia do Bacalhau de Lyon, que vai ter lugar no mês de março, com o fim do mandato da atual Direção. Haverá pois eleições e Américo Jesus convidou todos os “Compadres” e “Comadres” a se apresentarem e para que nesse dia, no decorrer de um jantar, possa ser eleita uma nova Direção, “para que a aventura da Academia do Bacalhau de Lyon possa continuar por muito tempo”.

Vários presentes tomaram a palavra para felicitar a agradecer aos membros da Direção atual pelo “empenho e motivação”. Para além do Presidente Américo Jesus, a Direção integra ainda o Vice-Presidente José Proença, o Tesoureiro José Brás, o Secretário Mário Almeida e a Vice-Secretária Emília da Silva.

Estavam também presentes neste evento o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, e os representantes de várias empresas portuguesas, algumas do setor da construção, mas também outras.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]