Academia do Bacalhau de Rouen festejou 5 anos e ajuda Orfanato em Chaves

A Academia do Bacalhau de Rouen comemorou 5 anos de existência com um jantar no passado dia 16 de junho, no restaurante «La Bertelière». A festa foi animada pelos acordeonistas David e Francisco.

Mesmo se se tratava de um jantar de aniversário, o tema da noite foi a «generosidade» já que o objetivo era angariar fundos para ajudar a restaurar o Orfanato de São Jorge, em Chaves. A iniciativa é do casal Paula e Mário de Sousa, membros da Academia do Bacalhau de Paris, que estão a recolher donativos para as obras que são necessárias naquela instituição transmontana.

«Graças à implicação de todos, as jovens raparigas que já beneficiam dos serviços desta estrutura, vão poder continuar a beneficiar das mesmas ajudas que têm atualmente e que estavam em risco de perder a partir do momento em que fossem de maior idade. Atualmente estão a residir numa ala já restaurada do Orfanato, onde poderão continuar a construir a sua futura vida com a ajuda de um acompanhamento rigoroso» diz uma nota da Academia do Bacalhau de Rouen.

Sempre fiel aos «princípios» da Academia – Amizade, Solidariedade e Portugalidade – esta Academia do Bacalhau também lembrou a morte recente de um dos fundadores, na África do Sul, das Academias do Bacalhau, Durval Marques. «Tudo faremos para honrar a sua memória, prosseguindo a sua obra, como a dos outros cofundadores da Academia».

Desde que foi «oficializada», há 5 anos, a Academia do Bacalhau de Rouen já levou a cabo várias ações caritativas, tais como a compra de material escolar para a associação Aldeia de Crianças SOS de Gulpilhares, o pagamento das despesas de saúde de um jovem que sofria de uma deficiência molecular, participou na operação Roupas sem Fronteiras em colaboração com a Academia do Bacalhau de Paris, fez um donativo para o Instituto Português da Natureza e das Florestas com a Academia do Bacalhau de Lisboa e recentemente fez um donativo de 6.000 euros às corporações dos Bombeiros de Coimbrões, Valadares e Aguda (2.000 euros para cada instituição) em colaboração com a Academia do Bacalhau do Porto.

O próximo evento da Academia do Bacalhau de Rouen está marcado para o dia 21 de setembro, no mesmo restaurante, com uma refeição em conjunto com a «Confrérie des Gouste – Vin de Normandie».