PSD Açores

Açores vai ter Gabinete para “reforçar proximidade económica” com a diáspora

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Governo dos Açores manifestou ontem vontade de “reforçar a proximidade económica com a diáspora”, a propósito da primeira reunião preparatória para a criação de um Gabinete de apoio ao investidor, realizada em Ponta Delgada.

Em comunicado, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) avança que decorreu ontem a “primeira reunião preparatória com vista à criação de uma plataforma de apoio ao investidor da diáspora”, que terá como “objetivo facilitar o acesso a informações para intenções de investimento na região”.

“A plataforma, que funcionará na dependência da Presidência do Governo, por via da Direção regional das Comunidades, procurará ser o ponto focal para acolhimento, esclarecimento e encaminhamento das intenções de investimento na região”, lê-se na nota de imprensa.

A reunião aconteceu no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, tendo sido presidida pelo líder do Executivo regional, o social-democrata José Manuel Bolieiro.

O Governo açoriano define como objetivo “reforçar a proximidade económica, com vista ao investimento na região de empreendedores e empresários dos vários territórios da diáspora açoriana”.

Em 27 de maio, o Presidente do Governo dos Açores disse à Lusa, em Toronto, Canadá, que pretendia criar um Gabinete de apoio ao investidor para ajudar os empreendedores e empresários a ultrapassarem a “burocracia e a celeridade nos processos”.

“Tenho notado nos contactos com os potenciais empreendedores e empresários estrangeiros, não só ligados à nossa diáspora, mas também na nossa Comunidade nos Estados Unidos e no Canadá, a necessidade de obtenção de melhor informação”, afirmou então José Manuel Bolieiro.

De acordo com Bolieiro, habitualmente existem “duas queixas dos investidores”.

“Muita burocracia, pouca informação e celeridade nos processos, quer da informação, quer do licenciamento. É esta a reflexão e necessidades que tenho recebido destes contactos dos potenciais investidores”, acrescentou.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]