África Eco Race com dois Portugueses no pódio

O rali todo-o-terreno África Eco Race terminou no passado fim-de-semana na capital senegalesa, Dakar. Uma prova que teve como ponto de partida a cidade de Monaco para as verificações antes de seguir caminho para a cidade francesa de Sète de onde, tanto as motos, como os carros e os camiões, seguiram de barco para Marrocos.

As etapas decorreram pelos territórios de Marrocos, Mauritânia e Senegal. Uma prova onde dois Portugueses brilharam nas motos.

Luís Miguel Anjos Oliveira, numa Yamaha, venceu três etapas das 12 disputadas e terminou no segundo lugar na geral, atrás do vencedor da prova, o italiano Paolo Ceci numa KTM. Luís Miguel Anjos Oliveira ficou a uma hora 26 minutos e 20 segundos do líder.

Quanto a Rui Oliveira, também numa Yamaha, terminou no terceiro lugar na geral a seis horas 43 minutos e 27 segundos do italiano Paolo Ceci.

Dois Portugueses num pódio numa prova de todo-o-terreno que teve como ponto de partida a França.

Um terceiro piloto português esteve presente, João Rolo, numa KTM, mas ficou fora da prova por acumulação de penalizações da parte da organização. No entanto o piloto foi até Dakar, algo permitido pela organização mesmo estando fora das classificações.

Na vertente conjunta dos automóveis e dos camiões, os vencedores da prova foram o francês Mathieu Serradori e o belga Fabian Lurquin ao volante de um automóvel da marca MCM, enquanto do lado unicamente dos camiões, foi o holandês Gerard de Rooij, ao volante de um Iveco, que venceu.

Quanto à piloto portuguesa Elisabete Jacinto, que conduz um camião MAN, teve de desistir por causa dos danos no diferencial da frente do camião, que partiu, e os danos foram irreparáveis. Recorde-se que Elisabete Jacinto teve a companhia dos lusos José Marques e Marco Cochinho no África Eco Race.