AGRAFr: Cientistas portugueses estão reunidos no Consulado de Portugal em Paris

A Associação de Graduados Portugueses em França (AGRAFr) organiza hoje, no Consulado Geral de Portugal em Paris, o primeiro encontro de investigadores portugueses residentes em França.

«O grande objetivo é dar uma oportunidade para os investigadores portugueses que estão a trabalhar em França se encontrarem num ambiente informal, fora dos laboratórios. O segundo objetivo é discutir temáticas que interessam a este público e criar laços entre a comunidade científica portuguesa em França e os convidados que vêm de Portugal», disse à Lusa Ana Rita Furtado, Presidente da AGRAFr.

A reunião quer, também, fazer com que a «ciência em português» seja um elo de ligação entre Portugal e França. «Os cientistas são portugueses e quando se encontram falam, normalmente, em português. Depois, temos uma diáspora científica muito forte e que pode ser um dos motores de ligação entre estes dois países», acrescentou Ana Rita Furtado, apontando para a existência de «milhares» de investigadores portugueses «em toda a França».

Estão previstas mesas redondas sobre «A Ciência e os Cientistas entre dois países» e «Os cientistas e a sociedade de hoje», que têm a participação de Graça Raposo, Diretora-adjunta do Departamento de Biologia Molecular CNRS-Instituto Curie, em Paris, Nuno Ferrand, Coordenador Científico do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, e David Marçal, Coordenador da rede Global Portuguese Scientists.

A AGRAfr – que tem atualmente «cerca de 450 membros», dos quais 30% são cientistas – associou-se, a 4 de março, a uma Jornada de ciência em português durante a exposição «Viral, uma experiência contagiante» que esteve no Palais de la Découverte e que foi concebida pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

A associação também é parceira do projeto lançado por cientistas portugueses no Reino Unido, «Native Scientist», que leva investigadores portugueses a escolas que têm aulas em português, incluindo em França.