LusoJornal / Carlos Pereira

Alegria Portuguesa prestou homenagem ao Deputado Alain David

A Associação Alegria Portuguesa da Gironde, com sede social em Cenon (33), nos arredores de Bordeaux, prestou homenagem, aquando de um jantar, ao ex-Maire da cidade, Alain David, agora eleito Deputado da Assembleia da República. Alain David é um dos 4 novos Deputados socialistas, eleitos nas últimas legislativas.

O Presidente da associação, José Rodrigues, ofereceu um relógio ao antigo Maire. “Durante todos estes anos chamei-lhe Maire, agora vai ser difícil habituar-me a chamar-lhe Senhor Deputado” ironizou José Rodrigues. Aliás os dois homens tratam-se por tu.

Fernanda Alves, a Maire Adjointe portuguesa de Cenon também subiu ao palco para ler uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.

João Manuel Esteves felicitou Alain David pela eleição, “em meu nome pessoal e de todos os Arcuenses” e lembrou o Protocolo assinado em 2013 entre os dois municípios, que criaram “laços fortes que nos unem” e bastantes intercâmbios.

“Obrigado pelo apoio que sempre deu aos Portugueses e em particular aos muitos Arcuenses que vivem em Cenon, assim como pelo apoio que deu às associações Alegria Portuguesa da Gironde, Lusitanos de Cenon, Motoclub, O2 Radio, e pelo trabalho realizado por uma das suas colegas, Fernanda Alves, grande obreira do Protocolo que acaba de ser assinado” entre o Governo português, a Associação Alegria Portuguesa da Gironde e a Mairie de Cenon.

Na sua intervenção, o recentemente eleito Deputado falou de “momento de emoção”.

“Lembro-me do primeiro contacto que tive com a associação. Havia um baile, como só vocês sabem fazer” lembrou Alain David. “Quando tive uma oportunidade, pensei logo em vocês” e atribuiu um espaço municipal para a sede da associação.

“Os mais novos não se lembram disto. Era uma ruina. Havia muros a dividir, ainda se vêm as marcas. Vocês juntaram-se, durou cerca de um ano para transformarem completamente esta casa. Isto mostra a força, o espírito no qual vocês trabalham. Aqui, toda a gente meteu mãos à obra. E a Mairie também teve me contribuir porque vocês estavam a reabilitar um edifício municipal que estava em ruinas e nós teríamos de pagar para o demolir”.

“Na altura não havia 400 associações em Cenon como há hoje, mas havia certamente umas 250, mas eram associações que não representavam o dinamismo, a convivialidade que vim encontrar connosco. Convosco é outra coisa. Aqui toda a gente participa, toda a gente tem uma missão. Nunca vi alguém dizer: desenrasquem-se porque tenho outra coisa a fazer” confirma Alain David. “Vocês fazem tudo para acolher bem aqueles que recebem, porque vocês só pensam na vossa associação. Vocês têm uma associação excecional”.

O antigo Maire de Cenon elogiou ainda o grupo de folclore da associação. “Os jovens recriam as situações que faziam os antepassados, e isso é importante para conhecer as raíses, cria relações entre as pessoas, os jovens são tão apaixonados como vocês pelo país”.

O Marché Portugais que se realiza todos os anos na cidade ultrapassou largamente as espectativas do antigo Maire. A Maire Adjointe Fernanda Alves é a grande obreira deste projeto.

“Vocês fizeram-me conhecer Fernanda Alves. Falaram-me bem dela. Cruzei-a na Escola de música e foi automaticamente integrada na equipa porque tínhamos luz verde do Presidente” ri Alain David.

Alain David assinou um Protocolo de Geminação com Paredes de Coura e um Protocolo de Amizade com Arcos de Valdevez.

E como foi também dirigente dos Bombeiros, lembrou os momentos que partilhou com os Bombeiros de Portugal. “Uma vez metemos 24 horas para chegar ao Minho. Foram 24 horas de aventura e de problemas, mas fomos tão bem recebidos… 5 km antes de Paredes de Coura, todos os bombeiros estavam à nossa espera e abriram a marcha, com as sirenes… Foram grandes momentos”.

José Rodrigues fala de “uma pessoa excecional” e Fernanda Alves afirma que Alain David é “um amigo de Portugal e dos Portugueses”.

“Obrigado por me ajudarem a ter criado relações de amizade com gente excecional. Vocês participaram em todas as lembranças que tenho desta casa” disse o agora Deputado. “Eu continuo Conselheiro municipal, por isso espero que continuem a me convidar. Mesmo enquanto Deputado, espero estar implicado num Grupo de amizade parlamentar com Portugal. Vou fazer tudo para ser membro deste Grupo de amizade”.

Antes do jantar começar, Alain David afirmou que “não há qualquer razão para que esta relação não funcione bem com Jean-François Egron. Ele disse-me – mas não estou a desvendar nenhum segredo – que tudo vai continuar como antes” referindo-se ao novo Maire que assumiu funções esta semana.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]