Alexandra Custódio admiradora de Simone Weil pede “pacificação do povo francês”

Alexandra Ribeiro Custódio é Maire-Adjointe de Saint Etienne e foi candidata às últimas eleições legislativas francesas pelo partido Les Républicains. Natural do Algarve, empresária, decidiu pedir a nacionalidade francesa para poder fazer política “ao mais alto nível”.

Alexandra Custódio tem o pelouro da limpeza da cidade, dos jardins e espaços verdes, mas também é a “referente” para os bairros do sudoeste da cidade.

Em declarações ao LusoJornal, faz um balanço de 2018 e pede uma “Europa de paz e de justiça social” para 2019.

 

O que mais a marcou em 2018?

A campanha eleitoral que fiz nas Legislativas en junho de 2018, na qual fui candidata, mas também a perda de confiança do povo francês nos responsáveis políticos, o que dificulta muito o meu trabalho de Vereadora. A entrada no Panthéon de uma grande senhora que eu admirava, Simone Weil, e do seu marido – o único casal no Panthéon. As comemorações do Centenário da Guerra foram momentos muitos fortes e únicos na minha vida de Vereadora.

 

O que espera a nível pessoal para 2019?

Ter saúde e energia para terminar o meu mandato de Vereadora com todo o empenho e sucesso, podendo ajudar a pacificar o povo francês que está revoltado e com razão. Dar tempo, amor e carinho aos meus filhos e netinhos, e aos meus pais que pouco vejo.

 

O que espera que possa mudar, a nível francês, português ou mundial, em 2019?

Que o projeto de uma Europa de paz e de justiça social possa vir a ser enfim uma realidade e que o “homem” esteja sempre no centro dos projetos políticos. Só assim se poderá criar confiança e dar valor à democracia. Será sem dúvida um sonho de menina para 2019…. mas é o meu otimismo que deve sempre vencer.