Igor Lopes

Alfredo Stoffel é o novo Presidente do CCP Europa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito na Alemanha, Alfredo Stoffel, é o novo Presidente do Conselho Regional da Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), substituindo Pedro Rupio que assumiu a função até ontem ao fim da tarde.

O CCP Europa esteve reunido em Lisboa e a eleição para a nova liderança teve lugar ontem à tarde, passando Alfredo Stoffel a substituir Pedro Rupio, que já tinha substituído Luísa Semedo.

Pedro Rupio, eleito na Bélgica, já tinha anunciado que não era candidato à sua própria sucessão.

Mas esta não é a única mudança no CCP Europa, também Amadeu Batel, o Conselheiro eleito na Suécia, deixa de ser Secretário, passando esta função a ser assumida por Sérgio Tavares, Conselheiro eleito no Reino Unido.

“A Lei não o impõe, mas os Conselheiros da Europa decidiram eleger todos os anos o seu Presidente e o seu Secretário” explica Alfredo Stoffel ao LusoJornal. “Quando Pedro Rupio anunciou que não queria recandidatar-se, decidi apresentar-se com o Sérgio Tavares”.

Alfredo Stoffel afirma que “a fasquia que o Pedro Rupio e o Amadeu Batel deixaram, é bastante alta. Mas vamos dar continuidade ao trabalho deles”.

O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão de consulta do Governo em matéria de Comunidades e tem a alteração à sua Lei em discussão na Assembleia da República. Alfredo Stoffel diz que essa é a “prioridade mais imediata” deste órgão e espera que haja eleições em outubro ou novembro.

As metodologias de voto para os Portugueses residentes no estrangeiro é o “grande assunto” que esta nova liderança do CCP quer abraçar.

O CCP/Europa vai propor que o Presidente da República vete qualquer iniciativa legislativa que retire a primazia do voto postal em eleições nacionais nas quais os emigrantes possam votar, disse aos jornalistas, antes de cessar funções, o Presidente Pedro Rupio.

Uma das deliberações saídas dos três dias de reuniões do CCP/Europa foi a proposta feita ao Conselho Permanente do CCP para que, quando este se reunir com o Presidente da República, lhe sugira o veto presidencial, caso surja “uma iniciativa na Assembleia da República que retire a primazia do voto postal em eleições nacionais nas quais as Comunidades portuguesas podem votar”.

“Sabemos que haverá a possibilidade de retirar essa primazia e que, em vez do voto postal como primeira opção, seja o voto presencial. Temos muitas reticencias em relação a isso e tememos uma grande redução da participação eleitoral das comunidades portuguesas, daí avançarmos com esta recomendação, que vamos fazer ao Conselho Permanente” do CCP, disse.

Em declarações ao LusoJornal, Alfredo Stoffel considera que o voto eletrónico é uma metodologia a seguir e contesta a decisão do Partido Socialista “que andou a prometer o voto eletrónico e agora decida pôr de parte esta metodologia. Estão a brincar connosco” disse o agora Presidente do CCP, que foi candidato na lista de Paulo Pisco e de Nathalie de Oliveira nas últimas eleições para a Assembleia da República.

“A nossa posição no CCP/Europa é que defendemos a promessa do teste do voto eletrónico online, mesmo se com alguma reserva de alguns dos nossos colegas. Mas é um teste e só depois de testarmos é que saberemos se funciona ou não” disse ao LusoJornal.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]