Amélie de Ascenção apresentou o livro “Partir pour une vie meilleure” no Consulado de Lyon


No salão nobre do Consulado Geral de Portugal em Lyon teve lugar, no passo dia 14 de dezembro, a apresentação do livro “Partir pour une vie meilleure” da escritora Amélie Diogo de Ascenção, uma obra que retraça a epopeia dos pais e da família da autora, no início da década de setenta.

A autora esteve presente no Consulado durante o tempo de abertura ao público, entre as 8h00 a as 14h00.

“Eu quero deixar aos meus filhos, mesmo a todos os leitores, um texto onde descrevi tudo o que se passou desde o início desta aventura da família que foi a emigração” contou Amélie de Ascenção. “O meu pai emigrou muito cedo, no início dos anos sessenta. Mais tarde foi buscar toda a família a Portugal e chegámos a Lyon. Eu tinha sete anos e recordo-me muito bem das primeiras dificuldades, como a língua e também o facto de chegar a uma grande cidade, quando eu vinha de uma aldeia e mais propriamente vivia numa quinta”.

Nesse dia, o Cônsul-Geral André Sobral Cordeiro, que cedeu as instalações do Consulado português para esta apresentação, fez questão de estar presente e de apoiar a autora. Também esteve presente o Conselheiro das Comunidades Portuguesas recentemente eleito, Jorge Campos, instigador deste projeto.

A autora não quis desvendar mais sobre o conteúdo do livro, mas tratam-se de pequenas histórias que fazem a grande história da família De Ascenção.

Amélie Diogo de Ascenção já tem um novo projeto de escrita. Trata-se de um romance que deve nascer nos próximos meses. Mas conta com o sucesso desta sua primeira obra para ter a motivação, a imaginação e coragem para de novo escrever. No entanto, não revelou, por enquanto, qual o enredo.

No início do ano, a escritora voltará a estar no Consulado Geral de Portugal em Lyon para uma nova sessão de autógrafos e também para a venda do livro.