Lusa | José Sena Goulão

Américo Aguiar passa a partir de hoje a ser um dos 6 Cardeais portugueses

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

Este sábado, o Bispo Américo Aguiar torna-se no 47º Cardeal português, durante um Consistório ordinário público presidido pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Portugal passa a ter 6 Cardeais em atividade.

Com a criação de Américo Aguiar como Cardeal, Portugal passa a ter quatro Cardeais eleitores, incluindo Manuel Clemente, António Marto e Tolentino Mendonça. Os cardeais Saraiva Martins e Monteiro de Castro, por terem ultrapassado os 80 anos, também integram o Colégio Cardinalício, mas não participam num futuro conclave.

.

Um dos Cardeais é o antigo Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente. Natural de Torres Vedras, Manuel Clemente, 75 anos, é doutorado em Teologia Histórica, foi Gispo do Porto e depois Patriarca de Lisboa (agora emérito). Em 2009, conquistou o Prémio Pessoa.

António Marto foi elevado a Cardeal quando era Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, e tornou-se Conselheiro do Papa. Membro do Dicastério para a Causa dos Santos, António Marto é natural de Chaves, tem 76 anos. Foi aluno do Papa Bento XVI (1927-2022), que acolheu em 2010 no Santuário de Fátima, onde também recebeu Francisco, em 2017. Fez o doutoramento em Teologia em Roma, foi Bispo auxiliar de Braga e passou por Viseu antes de entrar na Diocese de Leiria-Fátima, em junho de 2006, onde agora é Bispo emérito.

Tolentino Mendonça foi elevado a Cardeal quando era arquivista e bibliotecário do Vaticano e agora é Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. É natural da Madeira, tem 57 anos. É doutorado em Teologia Bíblica, antigo vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa e um nome considerado essencial da poesia portuguesa contemporânea.

Américo Aguiar foi até aqui Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e Coordenador geral da organização da visita, em agosto último, do Papa Francisco a Portugal, é natural de Leça do Balio, Matosinhos. Com 49 anos, o novo Bispo da Diocese de Setúbal é licenciado em Teologia e mestre em Ciências da Comunicação. Ordenado sacerdote em 2001 e integrado na Diocese do Porto, nesta desempenhou vários cargos, como pároco ou vigário-geral. Foi também diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Portuguesa e Presidente da Irmandade dos Clérigos, antes de ingressar na Diocese de Lisboa, onde foi, até agora, Bispo auxiliar.

Saraiva Martins, de 91 anos, é natural da Guarda. Em 1988, foi nomeado Secretário da Congregação para a Educação Católica e, 10 anos depois, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Foi criado Cardeal por João Paulo II (1920-2005).

Monteiro de Castro, de 85 anos, é natural de Guimarães. Foi Penitenciário-mor da Santa Sé e somou uma vasta experiência diplomática ao serviço do Vaticano. Foi elevado a Cardeal por Bento XVI.

.

À posse do até agora bispo auxiliar de Lisboa vão assistir centenas de portugueses, incluindo diversas entidades, civis, eclesiásticas e políticas. A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, representa o Governo.

Hoje, além de Américo Aguiar, são criados mais 17 Cardeais eleitores, incluindo o Núncio apostólico do Vaticano nos Estados Unidos, o francês Christophe Georges Pierre e o Bispo de Ajaccio, François-Xavier Bustillo.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]