Ana Gandum apresenta, na Gulbenkian, fotografias de emigrantes portugueses no Brasil

Intitulada «Lembranças, souvenirs, recuerdos: photographie et migrations portugaises au Brésil», Ana Gandum, apresenta uma conferência, na quinta-feira, dia 17 de janeiro, às 18h30 na Delegação Calouste Gulbenkian em Paris.

A Conferência centra-se na noção de recordação fotográfica e resulta de uma pesquisa de fotografias que circularam na correspondência de Portugueses migrados no Brasil com familiares e amigos em Portugal. A partir dessas missivas fotográficas encontradas e postas em discurso em casas de emigrantes portugueses no Brasil, dos seus familiares e descendentes em Portugal e, inclusive, em arquivos institucionais, Ana Gandum refletirá sobre a intrincada conexão entre médium fotográfico, memória e temporalidade.

Ana Gandum nasceu em 1983, em Évora. Vive atualmente em Lisboa e investiga fotografia vernacular, nomeadamente intercâmbios de fotografias de lembrança entre Portugal e Brasil, no âmbito de um Doutoramento em Estudos Artísticos (Cultura, Mediação e Artes) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em História em 2005 nessa mesma universidade e concluiu um Master 2 em 2007 em História: Poderes, Economias, Saberes pela Universidade Paris 8 Saint Denis. Desde 2008 que se dedica à criação, investigação e produção de projetos artísticos, sobretudo fotografia e instalações sonoras produzidas pela associação cultural Fogo Posto. Algumas das suas exposições estiveram patentes no Pavilhão 28 em Lisboa (2009), no Elteatro em Tunis (2010), no Laboratório das Artes em Guimarães (2012), no CentoeQuatro em Belo Horizonte (2012) e na Praça da Alegria em Lisboa (2013).

Ana Gandum faz parte da ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA) que é uma nova unidade de investigação no domínio das Ciências da Comunicação em Portugal, resultante de anteriores unidades de I&D (CECL e CIMJ, pioneiras na área; e CIC Digital). A atual estrutura compreende quatro grupos de investigação (Media e Jornalismo; Cultura, Mediação e Artes; Comunicação Estratégica e Processos de Tomada de Decisão; Performance e Cognição) e 2 laboratórios (BlackBox e iNOVA Media Lab).

A agenda estratégica para o período 2018-2022 designa-se Práticas dos Media: Desafios Culturais, Societais e Tecnológicos, e tem como objetivo investigar e intervir nas dimensões da inclusão e da diversidade no mundo em acelerada mudança social e mediatização profunda. Tal será prosseguido, segundo a instituição “através das temáticas: 1) Diversidade, Pluralismo, Inclusão; 2) Processos de Cognição, Mediação e Decisão; 3) Cultura, Crítica e Práticas Digitais”.

Esta conferência insere-se no ciclo “A língua portuguesa em culturas” proposta por Graça dos Santos, no âmbito do ciclo de seminários do Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone – CRILUS da Universidade Paris Nanterre, em parceria com a Cátedra Lindley Cintra

 

Centro Cultural Calouste Gulbenkian

39 boulevard de la Tour-Maubourg

75007 Paris

Entrada livre