Andebol: “Francesas” não evitam derrota de Portugal

A Seleção Nacional Feminina de andebol perdeu pela diferença mínima com a Grécia por 16-15, na 3ª e última jornada do Grupo 3 de qualificação para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos.

No DAK Amyntaio, a primeira parte foi marcada pelas muitas intervenções das guarda-redes das duas equipas. Portugal entrou melhor na partida (2-4), mas a Grécia conseguiu recuperar e ir para o intervalo a ganhar por 5-4. No retomar da partida, a equipa da casa continuou com maior eficácia ofensiva e aumentou a diferença (9-5), mas Portugal reagiu e repôs a igualdade, a meio da segunda parte (10-10). Nos quinze minutos finais, os empates sucederam-se; a dois minutos do fim, as lusas perdiam por 16-14. Portugal ainda reduziu para a diferença mínima, mas já não conseguiu evitar a derrota.

Soraia Lopes e Patrícia Rodrigues foram as melhores marcadoras de Portugal, com 4 golos cada.

De notar que esta Seleção portuguesa de andebol conta com três atletas que atuam em França, e todas no mesmo clube, o Handball Clermont Auvergne Metropole: a guarda-redes Jéssica Ferreira, e as jogadoras Cristiana Morgado e Beatriz Sousa. Frente à Grécia, nenhuma das três atletas “francesas” marcaram.

A Bielorrússia, com três vitórias em tantos jogos, ficou no primeiro lugar no Grupo 3 e apurou-se para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Japão 2019.

A Grécia terminou no segundo lugar com quatro pontos, Portugal com dois na terceira posição, e a Itália no último lugar sem nenhum ponto.

O ‘play-off’ vai disputar-se entre 31 de maio e 6 de junho de 2019 e a Fase Final do Campeonato do Mundo Seniores Femininos terá lugar no Japão, de 29 de novembro a 15 de dezembro de 2019.

O Japão, enquanto organizador, e a França, atual campeã do Mundo, já estão qualificadas para o Mundial de 2019. Os três primeiros classificados do Europeu França 2018 também terão apuramento direto e outras nove seleções vão qualificar-se através do ‘play-off’ europeu.