LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Gonçalo Ribeiro, uma derrota frente a um colosso francês

O Pontault-Combault iniciou a temporada em casa no Espace Roger Boisramé frente ao Nantes. No entanto o encontro não se desenrolou da melhor maneira e a equipa da Região parisiense acabou por perder por 22-32 na jornada inaugural da Lidl StarLigue, a primeira divisão francesa de andebol.

No Pontault-Combault há dois Portugueses, João Moniz e Gonçalo Ribeiro (na foto com a bola). Este último foi um dos elementos com mais tempo de jogo e ainda conseguiu apontar dois golos.

No fim do encontro o LusoJornal falou com Gonçalo Ribeiro.

 

O Pontault-Combault acabou por perder frente ao Nantes, como podemos analisar esse encontro?

Nós já tínhamos noção da diferença entre as duas equipas. Trabalhámos e demos tudo o que tínhamos em campo. Mas faltou ali um bocadinho. Também foi um choque com a realidade, porque toda a gente sabe que somos o orçamento mais baixo da primeira divisão. Enfrentamos mais dificuldades. Quanto ao Nantes, acho que nos respeitou, jogou com a equipa toda. Sofremos na primeira parte com as perdas de bola, e sofremos 17 contra-ataques. No entanto acho que jogámos um jogo organizado, fizemos o que podíamos fazer, e quer seja a nível pessoal quer seja a nível coletivo, saímos de cabeça erguida. Trabalhamos bem e vamos continuar a trabalhar.

 

O que faz a diferença entre as duas equipas?

É um pouco de tudo. São jogadores muito experientes, isso é muito importante, são jogadores que jogam nas seleções nacionais, que atuam na Liga dos Campeões e aliás foram vice-Campeões europeus – derrotados na final da Liga dos Campeões pelo Montpellier – e nós somos uma equipa que vem apenas de subir da segunda divisão. Há jogadores no Nantes que já foram campeões do mundo, há muitas estrelas, e um orçamento bem maior do que o nosso. Temos de ser realistas, é a ordem natural das coisas. Batalhámos, demos tudo o que tínhamos e perdemos nos pormenores, na experiência.

 

Como foi este jogo a nível pessoal?

Estou contente. No ano passado não tive grande tempo de jogo e sinto que joguei mais neste jogo e na pré-época do que na temporada passada toda, se juntarmos os minutos. Estou contente e a sentir que estou a melhorar. Para mim é uma diferença enorme a nível físico e também ao nível do jogo, em que temos de pensar mais rápido, agir mais rápido, e rematar mais rápido. Estou satisfeito com a minha atuação, mas sobretudo com a atuação da equipa que, isso, é o mais importante. Agora vamos pensar no jogo do Nancy para a Taça.

 

Nancy é um jogo importante para a confiança?

Vamos jogar com o Nancy e vai ser um jogo fulcral. Temos de ganhar o jogo porque somos uma equipa da primeira divisão e não podemos perder com o Nancy que é da segunda divisão, isso apesar de todo o respeito que temos pelo Nancy, que aliás tem um grande jogador e amigo meu, o José Costa. Somos uma equipa da StarLigue e vamos ganhar, queremos ganhar, e vamos dar o nosso máximo.