LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Pedro Portela, um novo desafio no Tremblay

O Campeonato francês de primeira divisão de andebol conta este ano com quatro atletas: João Moniz e Gonçalo Ribeiro no Pontault-Combault Handball, Wilson Davyes no Dunkerque, e Pedro Portela no Tremblay.

O LusoJornal falou com o internacional português de 28 anos, Pedro Portela (na direita na foto), que deixou o Sporting CP – onde ganhou tudo em Portugal – para rumar ao Tremblay, clube da primeira divisão francesa. Um novo desafio para o atleta luso.

 

Como tem sido a adaptação?

A adaptação está a ser fixe, a ser porreira. As pessoas receberam-me bem, gosto do clube. Tem sido uma pré-época mais exigente do que foi no Sporting, do ponto de vista físico. Era isto que pretendia. Agora é desfrutar do Campeonato e adaptar-me o mais rápido possível. Tenho é de falar a língua para estar mais à vontade com os meus colegas.

 

A principal dificuldade é a língua?

É a grande dificuldade porque durante um jogo quero dizer alguma coisa e não consigo, é complicado. Vou tentar aprender rápido para comunicar melhor com os meus colegas.

 

A preparação é diferente em França?

Cada equipa tem a sua maneira de preparar uma temporada. Mas em relação ao que estava habituado e ao que tenho, acho que é mais exigente. Agora é continuar esta preparação para poder estar na melhor forma física para o início do Campeonato.

 

Pode nos explicar a sua escolha pelo Tremblay e a sua saída do Sporting?

O que me fez decidir por esta saída foi a ambição de jogar no estrangeiro, de querer jogar numa liga superior, e vi no Tremblay essa oportunidade. Quero seguir uma carreira internacional. A minha saída foi apenas para poder jogar numa liga como a liga francesa. Estou feliz por estar aqui e aproveitar esta oportunidade que o Tremblay me deu.

 

Teve outras propostas?

Acho que não houve outras propostas. Eu sei que recebi esta proposta do Tremblay e decidi aproveitar.

 

No Sporting venceu tudo…

Ganhei tudo o que podia ganhar em Portugal e claro vi uma oportunidade para sair. Não pensei duas vezes, e avisei o Sporting, que sabia desde muito cedo que gostava de jogar no estrangeiro. Foi isso que fiz.

 

O que podemos dizer da sua passagem pelo clube leonino?

Estou orgulhoso por ter passado pelo Sporting CP. Agradeço o Sporting por todos estes lindos anos que passei lá. Agora é uma nova etapa. Quero fazer boas coisas aqui no Tremblay e mostrar que os Portugueses têm valor. É isso que vou tentar fazer.

 

Quais são os objetivos pessoais para esta época?

Quero fazer uma boa época e ajudar o Tremblay.

 

No que diz respeito à Seleção, ainda há uma certa deceção em relação ao apuramento falhado para o Mundial?

Claro que ficamos muito tristes, mas acho que a deceção tem que passar porque temos outros objetivos como o Campeonato da Europa. Não podemos ficar agarrados às deceções porque se não, nunca vamos conseguir. Acho que temos de encarar essas deceções como uma motivação, tornar essas deceções em motivação para melhorar e alcançar os próximos objetivos. Esse pensamento é aquele que temos de ter.