LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Pontault-Combault de Gonçalo Ribeiro sobe à primeira divisão

Nesta sexta-feira 25 de maio decorreu a segunda mão da final do play-off de acesso à primeira divisão. Um encontro entre o Pontault-Combault de Gonçalo Ribeiro e o Sélestat de Tiago Pereira. Um duelo entre portugueses.

Na primeira mão, as duas equipas tinham empatado a 31 golos no terreno do Sélestat. No Ginásio Roger-Boisramé, um dos dois clubes ia carimbar o passaporte para o principal escalão do andebol francês.

Num ginásio sobrelotado a equipa da região parisiense entravam mal no encontro. Até aos 15 de minutos na primeira parte, o Sélestat esteve sempre na frente do marcador, 7-8. A partir desse momento, os colegas de equipa de Gonçalo Ribeiro reagiram e conseguiram passar para a frente, chegando ao intervalo com uma magra vantagem de 12-11.

No entanto a euforia do Pontault-Combault ia cair muito rapidamente. Apenas a segunda parte tinha começado, o Sélestat saltava novamente para a frente do marcador, a equipa de Tiago Pereira sabia que tinha de vencer para garantir a subida de divisão.

A cinco minutos do fim do jogo, o Sélestat parecia garantir a vitoria e a subida visto que vencia com três golos de vantagem 22-25. No entanto num esforço incrível, o clube da região parisiense conseguiu reduzir para 23-25, marcando mais dois golos no ultimo minuto do jogo, empatando o encontro a 25 golos.

Um empate que no entanto oferece a subida ao Pontault-Combault visto que o clube de Gonçalo Ribeiro empatou a 31 golos fora, e nesta fase os golos fora prevalecem num empate geral. A curiosidade alias é que nos play-off de acesso à primeira divisão, o Pontault-Combault não venceu nenhum encontro! Os colegas de Gonçalo Ribeiro empataram os dois encontros frente ao Dijon nas meias-finais (25-25 em casa, e 26-26 fora), passando graças aos golos apontados fora, e na final foi igual frente ao Sélestat (31-31 fora, e 15-15 em casa).

De notar que Gonçalo Ribeiro jogou alguns minutos durante esta final mas não conseguiu marcar nenhum golo, enquanto Tiago Pereira do Sélestat apontou dois golos nesta segunda mão.

Gonçalo Ribeiro, do Pontault-Combault, terminou a temporada com 44 golos apontados e 30 encontros disputados. Quanto a Tiago Pereira, do Sélestat, apontou 52 tentos em 30 encontros realizada.

Na próxima época, o Pontault-Combault vai jogar na primeira divisão, com o português Gonçalo Ribeiro, que tem contrato com o clube, mas sem o guarda-redes cubano Alejandro Romero Carreras, emprestado pelo FC Porto à equipa da região parisiense, que vai regressar à equipa portuguesa.