LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Pontault-Combault e Sélestat na final do play-off

A ProLigue, segunda divisão francesa, está na reta final quanto às subidas. O Istres, Campeão, subiu diretamente ao primeiro escalão do andebol francês, enquanto a segunda equipa ia sair de um play-off entre as equipas classificadas do segundo ao quinto lugar.

Nas meias-finais do play-off, o Pontault-Combault do português Gonçalo Ribeiro acabou por eliminar o Dijon, tendo empatado em casa a 25 golos, e tendo novamente empatado mas desta vez a 26 golos na segunda mão. O Pontault-Combault qualificou-se visto que marcou mais golos fora apesar dos dois empates. No conjunto das duas mãos, Gonçalo Ribeiro apontou quatro golos.

Na outra meia-final, o Chartres, que terminou no segundo lugar no Campeonato, e que conta com quatro portugueses no plantel, acabou por ser eliminado. Uma surpresa nesta segunda liga. Tudo ficou definido na primeira mão visto que o Sélestat do luso Tiago Pereira venceu por 36-28. Os oito golos de atraso dificultavam muito a tarefa do Chartres. Durante a segunda mão, a equipa do quarteto luso ainda conseguiu ter sete golos de vantagem a 3 minutos do fim do encontro, mas nunca atingiu os oito de vantagem, o resultado final fixando-se em 29-24.

Do lado dos Portugueses do Chartres, Ricardo Candeias, guarda-redes da equipa, participou nos dois encontros, Fábio Magalhães foi o melhor marcador apontando 12 golos no conjunto das duas mãos, enquanto Nuno Roque marcou seis tentos e Miguel Baptista apontou um golo. Do lado do Sélestat, o luso Tiago Pereira marcou um tento, enquanto o lusodescendente Julien da Silva não apontou nenhum golo.

Na final do play-off, o Sélestat vai receber o Pontault-Combault a 22 de maio pelas 20h00, enquanto o Pontault-Combault vai jogar em casa a 25 de maio pelas 20h45.

De notar que, por enquanto, na próxima temporada na primeira divisão, temos dois atletas portugueses, Wilson Davyes no Dunkerque e Nuno Gonçalves no Istres.