LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Portela não resistiu ao PSG

A décima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de andebol, a StarLigue, começou nesta quarta-feira 21 de novembro. Dois atletas portugueses estavam a competir, Pedro Portela (na direita na foto) com o Tremblay, e João Moniz com o Pontault-Combault.

 

Tremblay não tremeu frente ao Paris

A equipa da Região parisiense não se deixou impressionar no Ginásio Pierre de Coubertin pelo Campeão de França em título.

O Paris começa habitualmente muito forte e cria uma distância de ‘segurança’ para o resto do encontro. No entanto desta vez não conseguiu, visto que o Tremblay conseguiu ficar colado ao PSG até 8-8 ao fim de 17 minutos, dos 30 que conta a primeira parte. A partir daí, os Parisienses conseguiram aumentar a vantagem.

No intervalo o resultado era de 17-13 e Pedro Portela ainda não tinha tido a oportunidade de brilhar, ele que joga preferencialmente do lado direito do ataque do Tremblay. Na segunda parte, o Paris continuou a aumentar a vantagem até atingir um máximo de 6 golos de vantagem.

Entretanto Pedro Portela conseguiu marcar um golo e permitir à sua equipa ficar sempre na corrida pelos dois pontos, apesar do poderio dos Parisienses. O Tremblay vai terminar o encontro a 5 golos do PSG, com um resultado de 30-25 a favor do clube da capital.

O clube do atleta português mostrou novamente que esta época, a equipa da Região parisiense vai dar trabalho aos ditos ‘grandes’ desta Liga francesa. Recorde-se que na nona jornada, em casa, o Tremblay tinha empatado a 24 golos frente ao Montpellier, vencedor da Liga dos Campeões.

 

Pontault cedeu frente ao líder

A equipa da Região parisiense defrontou, em casa, o líder da prova, o Chambéry, e foi derrotado por 22-28.

O Pontault-Combault, onde atua o guarda-redes João Moniz, até realizou uma boa primeira parte visto que no fim dos 30 primeiros minutos, as duas equipas estavam empatadas a 11 golos.

A segunda parte é que deitou por terras os esforços do Pontault, que acabou por ceder, minuto após minuto, até o resultado final se fixar em 22-28 para o Chambéry.

De notar que João Moniz realizou 3 defesas neste encontro, tentando evitar a derrota da sua equipa.

 

Na tabela classificativa da StarLigue de andebol, o Chambéry lidera com 19 pontos, o PSG ocupa o terceiro lugar com 17, enquanto o Tremblay continua na oitava posição com oito pontos, e o Pontault-Combault segue no décimo segundo lugar com dois.

De referir que a décima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de andebol termina nesta quinta-feira 22 de novembro com o duelo lusófono entre o Saint Raphaël do Treinador luso-francês Joël da Silva e o Dunkerque do internacional português Wilson Davyes (na esquerda na foto).