Andebol: Portugal venceu a França e garante apuramento para os Jogos Olímpicos

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Seleção portuguesa de andebol qualificou-se ontem à noite para Tóquio2020, ao vencer por 29-28 à anfitriã França, em Montpellier, com um golo no último segundo de Rui Silva, alcançando um feito inédito com dedicatória a Alfredo Quintana.

Numa partida em que estava obrigado a vencer os vice-Campeões olímpicos para garantir o apuramento, Portugal entrou mal, esteve a perder por seis golos, aos 7-2 e 9-3, mas recuperou e validou a sofrida qualificação no último segundo.

‘Por Portugal e por ti’, numa referência ao malogrado Alfredo Quintana, que morreu em 26 de fevereiro na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, foi o lema que orientou os ‘heróis do mar’ na superação de todas as adversidades.

Sem poder contar com o central Miguel Martons, por lesão, para o jogo decisivo, a seleção lusa entrou algum ansiosa e isso refletiu-se em particular nas ações defensivas, que desequilibraram o marcador em favor dos gauleses.

A perder por 9-3, com tudo a correr mal para Portugal e tudo a correr bem para a França, a Seleção portuguesa começou a rever a derrota por 32-23 sofrida no Mundial2020 e a ver esfumar-se o sonho de marcar presença pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.

Com o decorrer do jogo, Portugal começou a acertar na coesão defensiva, onde uma vez mais estiveram bem os guarda-redes Gustavo Capdeville e Manuel Gaspar, e aos poucos diminuiu a desvantagem, que ao intervalo era apenas de um golo (12-13).

Após António Areia ter empatado pela primeira vez aos 13-13, no reatamento da partida, o encontro conheceu empates sucessivos, muito por culpa da boa atuação lusa no aspeto defensivo e no recurso ao uso eficaz ofensivo do sete contra seis.

Portugal passou para a frente do encontro pela primeira vez aos 18-17, com dois golos seguidos de André Gomes, que marcou cinco, mas a vantagem foi revertida de imediato pelos franceses, que empataram a 18-18 e passaram para a frente aos 19-18.

Seguiram-se igualdades sucessivas até aos 23-23, altura em que a França abriu vantagem para dois golos (25-23), o que, dada a proximidade do final do encontro, deixava a seleção portuguesa a ter que arriscar ainda mais para não deixar fugir o seu adversário.

A França aumentou a diferença para três golos aos 28-25, após um remate à trave de André Gomes, mas a seleção portuguesa acreditou sempre até ao fim e conseguiu ir buscar o apuramento com um parcial de quatro golos seguidos, dois dos quais nos últimos segundos.

Uma interceção de bola nos segundos finais da partida, perante uma desorientada seleção gaulesa, permitiu ao central Rui Silva arrancar para o golo decisivo (29-28), que colocou Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

António Areia, com seis golos, e André Gomes, com cinco, foram os melhores marcadores da seleção portuguesa, enquanto que na gaulesa o destaque pertenceu a Hugo Descat, com seis.

Portugal e França são as seleções do segundo torneio pré-olímpico que avançam para Tóquio2020, cabendo ao andebol nacional o papel de ser a única modalidade coletiva a marcar presença nos próximos Jogos Olímpicos.

 

Portugal 29-28 França

Ao intervalo: 12-13

Jogo no Sud de France Arena, Montpellier

Arbitragem da dupla Robert Schulze e Tobias Tonnies, da Alemanha

Portugal (29): Manuel Gaspar (gr), António Areia (6), Fábio Magalhães (1), Daymaro Salina, Victor Iturriza (4), Alexandre Cavalcanti (2) e Diogo Branquinho. Jogaram ainda Rui Silva (2), Belone Moreira (1), Luís Frade (4), André Gomes (5), Pedro Portela (4), Leonel Fernandes, Tiago Rocha, Diogo Silva e Gustavo Capdeville (gr). Treinador: Paulo Pereira.

França (28): Yann Genty (gr), Michael Guigou (1), Timothey N’Guessan (4), Nedim Remili (2), Ludovic Fabregas (2), Dika Mem (2) e Luc Abalo (4). Jogaram ainda Kentin Mahe (1), Jean Jacques Acqueville (2), Luka Karabatic, Nicolas Claire (1), Hugo Descat (6), Valentin Porte (1), Melvyn Richardson (2), Nicolas Tournat e Vincent Gerard (gr). Treinador: Guillaume Gille.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]