LusoJornal / Carlos Pereira

António Fernandes é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris

Joaquim Silva Sousa já tinha anunciado na última Assembleia Geral daquela instituição, a vontade de pôr as responsabilidades de Provedor à disposição de «outro irmão» e numa nota de imprensa, o Conselho de Administração da Santa Casa da Misericórdia de Paris confirma hoje que o agora ex-Provedor, Joaquim Silva Sousa, confirmou a sua decisão na última reunião desta instância, no dia 22 de março.

«Em perfeita harmonia com o projeto da Santa Casa, e na continuidade dos valores da Misericórdia, o Conselho de Administração nomeou um Administrador provisório que vai exercer as funções de Provedor». Trata-se de António Fernandes.

António Fernandes é um Transmontano radicado há muitos anos em França, é empresário e já foi Presidente da Academia do Bacalhau de Paris.

Na sua carta, Joaquim Silva Sousa explica que quando aceitou liderar a instituição «estava plenamente consciente que se tratava de um mandato transitório» porque é de opinião que «um cargo desta natureza não deve ser vitalício» e que «o prolongamento excessivo deste exercício retira a imaginação, a capacidade de inovar, torna-nos reféns da nossa própria forma de gerir e muitas vezes incapazes de colocar o futuro em perspetiva».

Joaquim Silva Sousa diz acreditar que «o futuro Provedor será uma mais valia para a Santa Casa da Misericórdia de Paris», e declara estar «preparado e decidido para o ajudar nos novos desafios que ele vai eleger para que a SCMP reforce a sua capacidade de intervenção junto dos mais necessitados da nossa Comunidade».

O ex-Provedor agradeceu, por fim, toda a equipa que, explica, o «ajudou, sem falhas, desde o primeiro dia até hoje» e com a qual diz ter aprendido, crescido e enriquecido com o exemplo, a experiência, a eficácia, dedicação e discrição, e que «sempre souberam colocar a Santa Casa, a obra, o espírito de missão, a elevação e o altruísmo acima de qualquer outro interesse».

Joaquim Silva Sousa deixa «muito clara» a sua intenção de continuar ao lado da equipa e «contribuir ativamente para o engrandecimento desta nobre instituição».

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]