Associação ACRJPLO tem nova Direção e organizou o S. Martinho em Ste Consorce

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A Associação Cultural e Recreativa dos Jovens Portugueses de Lyon Oeste (ACRJPLO), com sede em Sainte Consorce (69), organizou a sua Assembleia Geral no passado dia 14 de outubro onde elegeu uma nova Direção e um novo Conselho de Administração.

Esta associação com “espírito familiar” tem agora a sua morada postal na Mairie de Sainte Consorce, uma pequena vila do oeste lionês e na Assembleia Geral fez “pequenas mudanças nos estatutos e nas organizações futuras de atividades” disse ao LusoJornal o Presidente eleito Luís de Almeida.

Para além de Luís de Almeida, a Direção integra ainda o Vice-Presidente Serafim Pacheco, a Tesoureira Karina Batista, a Vice-Tesoureira Ângela Machado e a Secretária Clarisse Campos Fernandes e integra mais dez membros no Conselho de Administração. A Direção e o Conselho de Administração foram eleitos por dois anos.

“Durante quase três anos não pudemos organizar nenhuma atividade, mesmo em 2021, já nos finais, tivemos que anular tudo pois o contexto sanitário devido à Covid-19 não o permitiu” explica Luís de Almeida. “Mas agora, e daqui para a frente, com um clima mais favorável, vamos recomeçar a agendar e a organizar as nossas atividades de base”.

 

Caminhada, castanhas e jeropiga no S. Martinho

No passado dia 11 de novembro, a associação organizou uma “Caminhada do S. Martinho” que reuniu cerca de cem pessoas, em percursos de 6, 11 e 16 km. Teve início às oito horas e findou pelas 14h00 após um almoço com uma especialidade da região: “Chouriça lionesa com Batatas”. Pela tarde foi proposto, gratuitamente, aos aderentes e amigos da associação, assim como a toda a população de Ste Consorce, castanhas assadas e jeropiga, vindos de Portugal. Foram assadas cerca de vinte quilos de castanhas e servidos dez litros de Jeropiga.

 

Uma agenda já bem carregada

Até ao fim do ano, a associação ainda vai organizar, no dia 10 de dezembro, um Jantar de Gala com animação musical e baile.

Para 2023, estão previstas, em janeiro a Galette des Rois e o Bolo Rei, em fevereiro o “Carnaval com jantar desfile e baile mascarado”, para a Páscoa um jantar com animação com música ligeira portuguesa, em julho o habitual “Barbecue-Champestre” com sardinhas, e em outubro, logo o após as férias, o jantar dos sócios. As castanhas assadas do S. Martinho voltarão em novembro do próximo ano, assim como o Jantar de fim de ano em dezembro de 2023.

“Queremos assinalar, que toda a receita final das atividades deste dia 11 de novembro vai ser doada para o “Téléthon”, o que representa uma soma de perto de 800 euros” disse a Tesoureira Ângela Machado.

Nesse dia 11 de novembro, a associação também prestou homenagem e recordou todos os associados já falecidos, com um momento de oração na igreja de Sainte Consorce, “onde haverá mais tarde missas por cada um dos membros com a presença das famílias” completou Ângela Machado. “Agradecemos a todos os participantes que nos ajudaram a realizar esta atividade com fins humanitários”.

A ACRJPLO tem atualmente cerca de 80 famílias associadas e é ponto de encontro da Comunidade portuguesa residindo em várias localidades do oeste lionês como por exemplo em Craponne, St. Genis, Brignais, Marcy e Tassin-la-Demi-Lune, entre outras.

Para já, estão abertas as inscrições para o Jantar de Gala do dia 10 de dezembro, que vai ter lugar na sala de festas de Ste Consorce.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]