PR | Miguel Figueiredo Lopes

Associação Cívica organizou viagem de estudo a Lisboa com autarcas franco-portugueses

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Cerca de 40 luso-eleitos, essencialmente autarcas franceses de origem portuguesa, mas também Deputados, estiveram três dias em Portugal numa Viagem de Estudo que terminou ontem à tarde. O evento foi organizado pela Cívica, associação dos autarcas franceses de origem portuguesa, presidida por Paulo Marques, e o ponto alto foi a receção do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

“Ao grupo de compatriotas e lusodescendentes com responsabilidades cívicas e políticas em França, Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu o seu reconhecimento pelo exemplo de participação e responsabilidade que assumem no país que escolheram para viver e trabalhar” diz uma nota da Presidência da República.

O Presidente português recebeu a delegação no Museu dos Coches, como estava previsto, mas depois decidiu convidar os luso-eleitos ao Palácio de Belém, para onde se dirigiram a pé.

Na segunda-feira o grupo chegou a Lisboa e foi recebido pelo Presidente da Câmara municipal, Carlos Moedas, antes de um jantar de gala no Mosteiro dos Jerónimos, para o qual Paulo Marques convidou alguns dos parceiros da Cívica, entre os quais o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

Na terça-feira, antes do encontro com o Presidente da República, os autarcas foram recebidos pela Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, e almoçaram no restaurante da Assembleia da República.

No fim do dia, alguns dos eleitos participaram na gravação do programa Decisão Nacional da RTP, onde foram entrevistados pela jornalista Rosário Lira.

Ontem, quarta-feira, os 40 luso-eleitos foram recebidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros pelo Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Embaixador Luís Ferraz, e reuniram com a ANAFRE, a associação nacional de Juntas de freguesia, no Palácio da Mitra, em Lisboa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]