Associação “Colombe de la Paix de Bron – Flores de Portugal organisou um Serão de Fado

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No sábado passado, dia 11 de março, a associação “Flores de Portugal” sediada em Bron (69), na zona de Lyon, organizou um Serão de Fado, cujos convidados eram os artistas vindos de Portugal Nani Nadais, cantor de fado humorístico, o “fado vadio”, e a fadista Ana Rita Prada, acompanhados à guitarra portuguesa por Pedro Ricardo Marques e à viola de fado por Miguel Monteiro.

A sala Albert Camus, cedida para este evento pela Mairie de Bron, acolheu cerca de 200 convivas que certamente apreciavam fado. O Serão teve grande sucesso, pois os artistas foram muito aplaudidos e para muitos foi uma descoberta agradável.

A fadista Ana Rita Prada, de 26 anos, natural de Macedo de Cavaleiros, mas atualmente a residir em Lisboa, descobriu o fado com 9 anos de idade, ao fazer um trabalho para a escola sobre Amália Rodrigues, e desde aí não mais parou de cantar fado. Fez um mestrado em Biologia e em paralelo canta nas Casas de Fado da cidade de Lisboa e também se produz em todo o país e no estrangeiro. Esteve pela primeira vez na região de Lyon. “Gosto muito de cantar fado e também já tenho temas da minha autoria, mas por agora não tenho nenhum projeto de gravar os meus trabalhos” disse Ana Rita Prada ao LusoJornal.

Nani Nadais é natural de Vila Nova de Gaia e começou a cantar fado desde os seus 12 anos. Tem hoje 68 anos e na sua vida percorreu o mundo passando pelos cinco continentes, trabalhando na construção civil e cantando fado.

“O cantor de fado preferido, e que me inspirou, foi Manuel de Almeida, foi com ele que aprendi a cantar os clássicos, e mais tarde virei para a vertente fado vadio, aqui encontrei a minha melhor expressão musical e de fadista” disse Nani Nadais. “O fado humorístico inspira-me e então já tenho vários trabalhos gravados em CD”.

O fadista explicou ao LusoJornal que “gostei muito deste convite e o público foi muito acolhedor e simpático. Nós gostámos todos muito de ter apresentado aqui o nosso espetáculo” concluiu Nani Nadais.

Nani Nadais é também autor, compositor e cantor, e faz ainda espetáculos com o grupo “os Bizarros”, em todo o país e no estrangeiro, sempre no registo do fado humorístico, clássico e popular.

A associação de Bron Flores de Portugal tem na sua agenda várias outras atividades, a próxima será a excursão turística a Lorette Del Mar, com os sócios e simpatizantes, no mês de maio, e em julho, no dia 1, vai organizar o habitual Festival de folclore que vai reunir perto de dez grupos de folclore vindos de todas as regiões de França e Suíça.

“Agradeço a toda a equipa da associação, que ajudou a preparar este Serão de Fado, assim como o jantar por eles confecionado, e servido a todos os convivas”, concluiu Emília Campos ao LusoJornal.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]