Associação de Albi solidária com Pedrógão Grande

Mais de um mês depois da tragédia de Pedrógão Grande, Portugal continua a ser devastado pelos incêndios. Na região de Albi, embora seja um período de férias, a motivação de ajudar as vítimas não desanima. A Associação Desportiva e Cultural dos Portugueses de Albi, optou por abrir excecionalmente a sua sala nos dias 25, 26 e 27 de julho, das 17h00 às 19h00 para que as pessoas interessadas pudessem contribuir à vasta campanha de solidariedade que se tem manifestado na região do Tarn.

“Muitas pessoas dirigiram-se à associação para perguntarem como podiam ajudar as vítimas dos incêndios. Sabia que havia uma cidade perto de Toulouse, geminada com Leiria, a cidade mais próxima da zona dos incêndios. Entrei em contacto com a Mairie da localidade para ver se havia a possibilidade de colaborar com eles”, começou por explicar António Pereira, Presidente da Associação Desportiva e Cultural dos Portugueses de Albi.

Quint-Fonsegrives, 5.500 habitantes, vila da zona urbana toulousaine geminada com Leiria em 2013, e a associação Quint-Fonsegrives Jumelages, que tem como Presidente Élie dos Santos, com fortes ligações de amizade às povoações do distrito leiriense, foram das primeiras a reagir ao drama que assolou Portugal desde o dia 17 de junho.

“Organizámos uma festa no início de julho, fizemos um apelo aos donativos e enviamos desde logo um cheque de 450 euros para a Mairie de Quint-Fonsegrives. Era muito e muito pouco, passamos um anúncio na rádio local e abrimos excecionalmente a nossa sala em dias de semana, não vamos baixar os braços, vamos organizar outra festa após as férias, sobretudo que no dia 9 de setembro é a grande manifestação das associações na cidade de Albi e vamos novamente estar presentes no evento”, acabou por dizer António Pereira ao LusoJornal.

No dia 8 de agosto, uma delegação de Quint-Fonsegrives vai-se deslocar a Portugal par fazer um apanhado das necessidades mais urgentes, uma conta bancária vai ser aberta em comum com a Câmara Municipal de Leiria, e será esta que vai distribuir os donativos às empresas e populações afetadas pelos incêndios.

A Associação Desportiva e Cultural dos Portugueses de Albi, continua de saborear a dobradinha da sua equipa de futebol, o Sporting FC. Os treinos de captação começam no dia 8 de agosto, entre as 20h00 e as 22h00, no estádio de Cantepau, as inscrições para as aulas de português estão abertas, e embora a coletividade feche para férias no dia 12 de agosto, até ao dia 2 de setembro, os concursos de belote continuam e podem telefonar para o 06.03.43.53.29, sem data limite, para mais informações.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]