LusoJornal | Jorge Campos

Associação de Brignais iniciou as festividades em honra de N. Sra de Fátima na região de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

No domingo passado, dia 1 de maio, na Paróquia de Brignais (69), na região de Lyon, celebrou-se a Eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima, com a presença das Comunidades portuguesas e francesas. A organização foi da Associação portuguesa de Brignais e várias famílias desta associação partilharam as tarefas religiosas, nomeadamente as famílias Barbosa, Madureira e Santos.

Pela tarde, o evento profano teve um grande ambiente de festa popular minhota, e foi organizado pelos dirigentes da associação portuguesa.

“Ficámos muito contentes pela presença da Comunidade nos dois eventos, pois estamos a sair, só há uns meses, das condições sanitárias com barreiras que nos limitavam a certos eventos e com regras muito severas” disse ao LusoJornal o senhor Ferreira, Tesoureiro da coletividade. “Agora já recebemos os nossos sócios na nossa sede, todos os fins de semana e o nosso grupo de folclore também já começou a ensaiar para preparar as saídas deste verão, que começam a ser anunciadas”.

Estiveram presentes os grupos folclóricos de Vaulx-en-Velin e de Caluire, a convite do grupo da casa, Províncias de Portugal, no estádio Pierre Mansieux, onde apresentaram as suas danças e cantares.

A associação custeou a preparação do andor e também toda a organização administrativa das celebrações.

A próxima atividade da associação será um encontro de concertinas, com desgarradas à moda do Minho, com os artistas minhotos Marcelo e João, que apresentarão na noite do sábado 28 de maio, no mesmo estádio Pierre Minsieux, o seu espetáculo.

No decorrer do jantar dessa noite – que consiste numa Feijoada à moda do Porto – também se poderá dançar ao ritmo das concertinas e das danças folclóricas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]