Associação Franco-Portuguesa de Genay (69) reabriu com nova Direção



No domingo dia 19 de novembro, a nova Direção da Associação franco-portuguesa de Genay (AFPG) organizou um almoço, servido na Sala de festas Saint Exupery, de Genay (69), junto a Lyon.

A ementa do dia – confecionada pelas voluntárias da associação – foi uma “Feijoada à Transmontana” que teve muito sucesso junto dos 130 convivas deste almoço de confraternização e de reencontro.

“A associação esteve parada desde o início do Covid, em 2019, pois as condições de confinamento não permitiam os nossos eventos que são sempre de concentração de pessoas” explicou ao LusoJornal o novo Presidente, João Batista. “A associação não tem locais próprios, então temos de estar dependentes das salas da Mairie”.

Depois deste interregno de quase 4 anos, um grupo de amigos decidiu dar de novo “vida” à associação. Cristina da Bouça é a única membro da precedente Direção a manter-se no novo grupo de dirigentes que já está devidamente declarado na Préfecture e também na Mairie de Genay.

O Presidente é então João Batista, Cristina da Bouça é Tesoureira, e a Secretária é Cristina Santos. Na Direção está ainda Filipe Guedes e Carlos Barros.

“Para além da equipa de Direção, também podemos contar com várias pessoas que nos vão ajudar como já foi hoje o caso. As nossas principais atividades serão, para o futuro, encontros e convívios durante o ano” confirmou João Batista. “Haverá quatro grandes eventos onde nós também participaremos em parceria com a Mairie de Genay” acrescentou o residente a LusoJornal.

Na nova equipa de Direção da AFPG nota-se uma grande motivação e todos esperam que nos próximos meses se concretizem os projetos recreativos e culturais.

Nesta associação existiram aulas de Português e estas também fazem parte dos projetos para o futuro. A Comunidade a norte de Lyon é muito numerosa e está principalmente no setor da indústria e na construção com a presença de muitos artesãos.