Associação Luso-Balneolaise organiza “Jornadas Internacionais dos Direitos das Mulheres”

Dia 10 de março, a Associação Luso-Balneolaise organiza as “Jornadas Internacionais dos Direitos das Mulheres”, na Salle de Quartier Paul-Vaillant Couturier, em Bagneux (92), das 9h00 às 18h30 e serão seguidas às 19h30 da apresentação da leitura poética, musical e teatralizada do livro “Quand Vous Lirez Ces Mots” da autora Cristina Branco com a cantora Lizzie e Ségolène Point. O evento conta com o apoio da Mairie de Bagneux e tem como problemática principal os Direitos das Mulheres no mundo lusófono e em França.

“As Novas Cartas Portuguesas” das Três Marias, apesar de ser um texto anterior ao 25 de Abril, será o ponto de partida para a discussão tendo em conta a atualidade das temáticas.

A Jornada terá como subtemas “A mulher na sociedade de hoje”, testemunhos das “Vitórias Alcançadas” e ainda os “Desafios para o Futuro”. As intervenções da(o)s oradora(e)s lusófona(o)s e francesa(e)s serão alternados por momentos de debate com o público, e ainda de momentos musicais com a artista Aurora Júlia Ribeiro e a projeção da curta-metragem “Ouvre ta Gueule” de Aelita Jacob e Daniel Alfarela. Na lista de intervenientes constam nomes como os autores Sophie Dumoteut, Nuno Gomes Garcia e Altina Ribeiro, as Conselheiras municipais Hélène Cillieres e Cristina Semblano, a dirigente associativa Anna Martins e ainda a Fédération nationale GAMS que luta contra a mutilação sexual e o casamento forçado. Serão igualmente exibidas exposições sobre a mulher Cabo-verdiana (Association des Femmes Cap-verdiennes), e ainda sobre a Indía (Association les Comptoirs de l’Inde) e a do pintor angolano José Alberto Pereira Leal

O objetivo destas Jornadas é também, segundo a Presidente da Associação Luso-Balneolaise Sónia Ribeiro “o de prestar homenagem a todas e todos aqueles que lutam pelos direitos fundamentais das mulheres e pelo respeito e real aplicação da legislação em seu favor”.

A Associação Luso-Balneolaise é uma associação sediada em Bagneux que tem como objetivos principais a promoção e a divulgação da cultura portuguesa e da lusofonia. Para além de aulas de língua portuguesa gratuitas aos sábados das 14h00 às 17h00 a associação organiza eventos culturais e artísticos ao longo do ano.

 

https://lusobalneolaise.wordpress.com/

lusobalneolaise@gmail.com

06.17.50.35.74