LusoJornal / Jorge Campos

Associação Portuguesa de Brignais elegeu nova Direção

A atual Direção da Associação Portuguesa de Brignais chegou ao fim do seu mandato, após dois anos de atividades e de eventos. As eleições que estavam programadas para domingo passado, dia 14 de janeiro, à tarde, tiveram lugar na sede da associação. Havia duas listas em concorrência, chefiadas por José de Sousa e Manuel Tavares. A lista de José de Sousa foi eleita.

Nadine da Silva, Horácio Correia, Cristina Auger, Miguel Moreira e a Secretária Leandra da Silva dirigiram a coletividade durante os dois últimos anos, organizaram festivais de folclore, torneios de futebol, rusgas, a festa religiosa em honra de Nossa Senhora de Fátima, dando também apoio às senhoras que habitualmente se ocupam desta manifestação religiosa na cidade de Brignais. Inúmeros almoços e também jantares de convívio foram organizados na sede da associação.

As instalações onde está a sede da associação são alugados. Está aberta aos sábados e domingos e ao fim de dia durante a semana. A Direção anterior organizou permanências e mantinham as portas abertas deste ponto de confraternização e de amizades.

“Eu cresci aqui, tenho hoje 29 anos e não conheci outra vida para me distrair. Foi no rancho onde dancei com os amigos e a família e onde conheci o meu marido. Hoje desejo passar a outra coisa e ocupar-me um pouco mais da minha vida familiar, do meu filho principalmente” confessou ao LusoJornal Nadine da Silva, a Presidente cessante da associação.

No seio da associação existe também o grupo folclore – “Províncias do Portugal” – onde o jovem Alexandre Neto é o Coordenador e ensaidor. “Temos cerca de quarenta elementos a viverem esta paixão que é o folclore, sobretudo o minhoto. Temos duas concertinas e outros instrumentos como reque-reque, bombos, guitarras, ferrinhos, etc. E contamos com seis cantores e cantoras” explica Alexandre Neto. “Todas as sextas-feiras, pelas 20h00, reunimos na nossa sala de ensaiamos, precisamente para ensaiarmos as nossas danças e cantares, preparando os festivais de folclore que têm lugar durante o verão, de maio a junho”.

“Esta noite convidámos os sócios para viverem este último evento da nossa Direção” explicou sorrido Leandra da Silva, a Secretária. Foi organizado um jantar, animado pelo grupo “Los Flamenquitos”, um grupo de jovens músicos espanhóis, amigos da associação. No menu havia batatas com bacalhau à espanhola.

Para além de ser Secretária cessante, Leandra da Silva também teve a seu cargo ser a “cozinheira-chefe” da Associação portuguesa cultural e desportiva de Brignais.

Esta associação situada a sul de Lyon, foi fundada em 1988 por José Cardoso, que se manteve na Direção durante 11 anos, reeleito várias vezes.