Associação portuguesa de St Priest inaugurou nova sede

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No sábado passado, dia 22 de outubro, a Associação desportiva e cultural portuguesa de St Priest, na região de Lyon, inaugurou a sua nova sede, na presença do Maire da cidade, Gilles Gascon, assim como vários membros do Conselho municipal – Doriana Corsale, François Megard, Laurent Scheiwe et Olivier Mas – que foram felicitar a Direção desta coletividade “pelo trabalho desportivo, social e cultural” que desenvolveram nestes quatro últimos anos, mesmo em período de restrições sanitárias por causa da pandemia de Covid-19.

A nova sede tem cerca de 200 metros quadrados, com um espaço exterior onde praticam certas atividades ao ar livre, tem uma sala de convívio com bar e como a atividade principal da associação é o futebol, tem uma sala de troféus e local de arrumação dos equipamentos. Estes locais foram cedidos pela autarquia de Saint Priest.

Durante os discursos, a Direção da associação ofereceu ao Maire Gilles Gascon, uma camisola com o seu nome. O autarca agradeceu e elogiou o trabalho de “colaboração positiva” entre a equipa de Direção da associação e a autarquia local, ao longo destes anos passados.

“Estamos muito gratos pela presença da Comunidade portuguesa em St Priest, pois é um pouco graças à Comunidade portuguesa e ao seu movimento associativo que muitas atividades são feitas na cidade” explicou o Maire. “Vós precisais de nós… e nós precisamos de vós e sobretudo da vossa presença. Espero que assim continue” disse Gilles Gascon visivelmente emocionado.

Esteve também presente o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Cordeiro, o Conselheiro das Comunidades portuguesas eleito em Lyon, Manuel Cardia Lima, e representantes do programa Raízes da Rádio Plurielle. O serão de convívio foi animado pelo artista da canção popular portuguesa, Zé Praia, radicado na região de Lyon.

No seu discurso, André Cordeiro também felicitou e agradeceu a associação “por tudo o que foi feito de positivo” e deixou um conselho para o novo projeto de geminação entre a Maia, perto do Porto, e St Priest: “Este projeto de geminação tem de ser feito no âmbito de uma associação e com pessoas que se ocupem dia após dia e não dizerem ‘vemos isso para o mês que vem… ou para o próximo ano, pois assim não vai funcionar”.

O atual Presidente da Direção da associação é Jaime Barros, o Tesoureiro é José Silva e o Secretário é Firmino Prato. No Conselho de administração estão 12 elementos.

“As nossas atividades durante o ano são principalmente o futebol” explicou o Presidente Jaime Barros. “A nossa equipa de futebol está atualmente na segunda divisão no Distrito e é composta por jogadores portugueses franceses. Também organizamos jantares de convívio, ao fim de semana, a Festa do S. Martinho, a Árvore de Natal e sempre, no final do ano, um passeio turístico” conclui Jaime Barros ao LusoJornal.

Todos os convidados provaram especialidades portuguesas, entre as quais um “Porco assado no espeto” preparado pelos cozinheiros Luís, Ricardo e Nuno.

A sede agora inaugurada acolhe os sócios todos os dias, das 16h00 às 20h00 durante a semana, e aos sábados e domingos das 8h00 à meia-noite.

A próxima atividade será a Festa do S. Martinho com as tradicionais castanhas assadas.

 

Associação desportiva e cultural portuguesa de St Priest

47 rue Aristide Briand

St Priest (69)

(dentro do parque do espaço Mosaique)

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]