Associação portuguesa de Trevoux participou no programa de Trevoux Plage

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No fim de semana passado, dias 9 e 10 de julho, a Mairie de Trevoux (01) organizou atividades nas margens do rio Saône, que banha esta localidade a sul. No sábado dia 9, a Associação cultural desportiva portuguesa de Trevoux foi convidada a animar o espaço horário das 16h00 às 2h00 da manhã de domingo.

Foo convidado o grupo de folclore de Jons (01), que durante duas horas apresentou ao numeroso público, francês e português, as danças e cantares tradicionais da região do Minho. Mais tarde, entrou em palco o grupo de concertinas “Os Verdadeiros Amigos” vindos da Suíça vizinha, precisamente de Rolles, no Cantão de Vaux. Estes subiram ao palco por duas vezes e deixaram uma boa nota de qualidade musical, pois a maior parte dos músicos seguiam todos aulas de música e o público apreciou muito os trechos internacionais que convidaram a dançar.

“Estamos muito contentes com o decorrer deste dia, onde a amizade, a camaradagem e a alegria se espalhou pelo recinto de festas. As nossas expectativas foram ultrapassadas, pois muita gente da região, portugueses e franceses, puderam apreciar a nossa organização e tudo correu bem” disse Tiffany, a Secretária da associação.

Ainda no decorrer deste dia esteve presente o Cônsul-geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro e o Maire de Trevoux, Marc Pechoux. Nos seus discursos respetivos, de abertura das festividades, os dois felicitaram e saudaram os membros da associação assim como todos os presentes das duas Comunidades.

A Associação cultural desportiva portuguesa de Trevoux tem desenvolvido várias atividades ao longo do ano e as duas últimas foram um passeio ao Park Pall com cerca de 50 participantes e no fim de semana dos dias 30 e 31 de junho, a associação organizou uma viagem até à praia, precisamente a Grau du Roi, que teve muito sucesso junto da massa associativa.

Para o dia 17 de setembro, a coletividade está a preparar a festa do 20° aniversário onde prevê um desfile com os Bombos da Casa da Barca e durante a tarde vai organizar um espetáculo de folclore com o Grupo folclórico da mesma associação. “Durante o serão haverá certamente artistas da canção popular portuguesa, para animarem o baile com um espetáculo, mas pelo momento estamos em negociações. O cartaz deve ser divulgado ao completo ainda antes de agosto” garantiu Tiffany.

A cidade de Trevoux encontra-se a cerca de 20 km a norte de Lyon e está geminada com Ribeira de Pena desde julho de 2017. Aqui vive uma forte Comunidade portuguesa, oriunda sobretudo do norte de Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]