Associação Ronda Minhota comemorou 40 anos com Festa de Verão

A Associação Cultural e Social Ronda Minhota de Saint Jean-de-Braye, na periferia de Orléans, celebra 40 anos de atividade. Criada em 1978, é uma das mais antigas da região.

A Ronda Minhota é uma associação moderna e exigente que dispõe de locais e terrenos próprios, mais de 3.000 metros quadrados paulatinamente adquiridos ao longo dos anos. O grupo folclórico é constituído por mais de oitenta elementos e é de registar, com apreço, que são muitos os membros jovens e adolescentes que ajudam a perenizar este grupo.

O atual Presidente, João Marques, é acompanhado na Direção por António Fernandes, vice-Presidente, por Oceana Monteiro, Secretária, Leonor Marques, vice-Secretária, Cristina Carvalho, Tesoureira, e Manuel Matos, vice-Tesoureiro.

Muita gente esteve presente na festa anual da Ronda Minhota, neste fim de semana, 16 e 17 de junho.

No sábado, a festa prolongou-se até às quatro horas da manhã, iniciada com uma opípara feijoada que reuniu muitas pessoas. Sucederam-se as atuações dos Bombos Amarantinos de Olivet, de um Encontro de Concertinas e o momento quente da noite, o baile e animação proporcionados pelo conjunto musical Kapa Negra.

O domingo, sem esquecer o grande churrasco tradicional, foi orientado para a realização do tradicional Festival folclórico, com as atuações de vários grupos: As Estrelas de Gont-Poutouvre (16), o Rancho da AFPA d’Argenteuil (95), Tradições de Portugal de Corbeil-Essonnes (91), Portugal Unidos de Savigny-sur-Orge (91), Ronda Típica de Chalette-sur-Loing (91) e o grupo da casa, Ronda Minhota, de Saint Jean-de-Braye (45), com a apresentação de Jerôme Campos, antigo Presidente da rádio Arc en Ciel.

O Cônsul Honorário de Portugal em Orléans, José de Paiva, esteve presente na festa da Ronda Minhota durante toda a tarde de domingo. Na entrega dos prémios e lembranças aos diferentes grupos presentes, referiu que «estes, como todos os grupos de portugueses que existem em França, são verdadeiros embaixadores de Portugal na medida em que dão mostra das nossas músicas e danças tradicionais, ou seja, uma cultura que acompanha o modernismo crescente do nosso país que não esquece os seus costumes ancestrais e dão, ao mesmo tempo, uma imagem de solidariedade e de respeito».

O Presidente da Associação, João Marques, que igualmente se dirigiu aos muitos Franceses presentes, pronunciou-se sobre os 40 anos de vida da associação, sobre todos quantos ao longo dos anos contribuíram para a sua existência e continuidade e agradeceu as presenças de todos, em particular dos diversos grupos de artistas, manifestando o regozijo pelo elevado número de forasteiros presentes.

Saint Jean-de-Braye situa-se a apenas 5 km de Orléans e tem aproximadamente 20.000 habitantes, dos quais mais de 2.000 de origem portuguesa.