LusoJornal / Jorge Campos

Associação de Ste Corsorce quer que associados participem na elaboração de novos projetos

A associação ACRJPLO de Ste. Consorce (69), nos arredores de Lyon, reuniu no sábado passado, dia 24 de fevereiro, os seus sócios e amigos para um tempo de tomada de palavra onde todos se exprimiriam sobre as atividades e eventos futuros daquela coletividade.

A sala das associações de Ste Consorce acolheu este momento de diálogo onde também representantes do Comité de Geminação com Fornos de Algodres estiveram presentes, como por exemplo Pascal Didelet e a esposa.

“Estamos a dar a oportunidade aos nossos sócios de se exprimirem e exporem as suas ideias para futuros eventos. Para que eles também possam dar a sua opinião e as suas ideias. Não queremos que seja só a Direção a decidir, pois a associação somos todos nós” disse o Presidente Serafim Pacheco. “Tomamos apontamentos de diversas ideias, que nos foram apresentadas, como passeios culturais e recreativos, assim como atividades culturais e de salvaguarda da nossa cultura linguística, entre outras atividades”.

No decorrer deste encontro, também foi servida uma merenda com produtos regionais e um ambiente de amizade e de entendimento teve lugar. “Vamos agora, dentro de dias, apoiar o Comité de Geminação entre Ste Consorce e Fornos de Algodres, e faremos parte de uma delegação que vai a Portugal, nos dias 17 e 18 de março, durante a Festa do Queijo da Serra em Fornos de Algodres. Esta Delegação será composta por 20 pessoas que representarão Sainte Consorce, juntamente com o Maire Jean-Yves Thimonier e o Presidente do Comité de Geminação, Pascal Didelet”, concluiu ao LusoJornal Serafim Pacheco, o Presidente da ACRJPLO.

“Estamos muito contentes e orgulhosos por organizarmos nesta visita, e assim respondermos ao convite feito pela autarquia de Fornos. A ajuda e a presença de membros da associação ACRPLO na Delegação, irá facilitar os contactos linguísticos e assim uma melhor partilha e entendimento”, disse Pascal Didelet sorrindo. “Estamos contentes e confiantes, porque mesmo com as dificuldades que temos, encontramos até hoje este projeto que vai continuar a viver” concluiu Pascal Didelet ao LusoJornal.