Association Française des Journalistes et Écrivains du Tourisme organizou Conferência sobre os Açores na Universidade de Strasbourg


No passado dia 13 de junho, a Universidade de Strasbourg acolheu uma Conferência sobre os Açores, organizada pela Association Française des Journalistes et Écrivains du Tourisme. O tema da Conferência assentou sobre as ligações e a presença da França nos Açores e permitiu abordar os diversos elementos históricos, culturais e sociais da presença da França no arquipélago de 9 ilhas, nomeadamente desde o século XV.

Os jornalistas franceses explanaram as suas visitas à Ilha de S. Miguel com a projeção de fotos e filmes realizados em toda a ilha.

O Cônsul-Geral de Portugal em Strasbourg, Luís Brito Câmara, participou neste evento e aproveitou para referir a importância que a região dos Açores detém para Portugal desde o descobrimento em 1432 da Ilha da Santa Maria, que constitui a ilha mais antiga do arquipélago, tendo sublinhado que os Açores “beneficiam de uma situação geográfica privilegiada que lhe permite ser uma ponte entre a Europa e o continente norte-americano, um destino turístico cada vez mais procurado e gozando de uma forte simbiose e comunhão com a natureza e o mar, o que explica que a Universidade dos Açores constitua um pólo privilegiado no mundo de conhecimento e investigação em matéria de proteção da flora e da fauna”.

Segundo Luís Brito Câmara, “foi assinalada a presença significativa da Comunidade açoriana nos EUA e no Canadá e a riqueza cultural, humana e histórica dos Açores”.

Foi salientado que o futuro dos Açores assenta sobre a sua população de 300 mil habitantes e o potencial que demonstram ter no mundo atual e no futuro, tendo sido dado como exemplos o facto do sistema de navegação aéreo do Atlântico Norte (NAV) e o centro de lançamento de foguetões da EASA se situarem na Ilha de Santa Maria.