Lusa | André Kosters

Augusto Santos Silva diz que Jacques Delors foi “um dos grandes construtores da Europa”


O Presidente da Assembleia da República lembrou o antigo líder da Comissão Europeia Jacques Delors, que morreu esta semana aos 98 anos, como “um dos grandes construtores da Europa”.

Numa mensagem divulgada através da sua página na rede social X (antigo Twitter), Augusto Santos Silva escreveu que “Jacques Delors é um dos grandes construtores da Europa”.

“A Europa que sonhou e por que se bateu: a Europa social, a Europa da coesão, em que o crescimento económico e a justiça social formam um par. Obrigado!”, lê-se na mesma publicação naquela rede social.

O antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, morreu em Paris aos 98 anos, disse a sua filha Martine Aubry à agência France Presse (AFP).

Figura da construção do projeto europeu e considerado o “pai do euro”, Jacques Delors foi Presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, durante três mandatos, incluindo na adesão de Portugal à União Europeia (1986).

Em 1986, aprovou o Ato Único Europeu, o qual levou à criação do Mercado Único Europeu, em 1993.

A assinatura dos acordos de Schengen, o lançamento do programa de intercâmbio de estudantes Erasmus, a reforma da Política Agrícola Comum e o lançamento da União Económica e Monetária que conduziu à criação do euro são outros dos momentos do projeto europeu que estão associados a Jacques Delors.

Enquanto membro do Partido Socialista francês, em 1974, e do seu comité diretor, em 1979, foi eleito parlamentar europeu em 1979 e presidiu à Comissão Económica e Monetária até maio de 1981.

De maio de 1981 a julho de 1984, Jacques Delors foi Ministro da Economia e das Finanças e foi também eleito Presidente da Câmara de Clichy, de 1983 a 1984.