Autárquicas: Carlos Gonçalves candidato em Vila Velha de Ródão

O Deputado Carlos Gonçalves, com residência em Ormesson-sur-Marne (94), na região parisiense, vai ser candidato à Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, pelas listas da coligação PSD/CDS-PP local. Vai aliás encabeçar a lista de candidatos para esta instituição municipal.

Mesmo se não reside em Portugal, a Lei não o impede de ser candidato nestas eleições autárquicas. «Tanto mais que eu me tenho batido muito para que os Portugueses residentes no estrangeiro possam votar nas eleições autárquicas» explica ao LusoJornal.

A lista completa vai ser apresentada esta quinta-feira, na freguesia de Sarnadas de Ródão – a freguesia onde mora a família de Carlos Gonçalves «e onde pago o meu IMI» -, e na sexta-feira vai ser apresentada num comício que vai decorrer na sede do concelho.

Mas Carlos Gonçalves está consciente que a luta pela vitória vai ser difícil. O Partido Socialista venceu as últimas eleições com cerca de 69% dos votos neste que é um dos Concelhos mais pequenos do país, com cerca de 2.900 eleitores.

«Antes da eleição anterior tinha perdido 600 eleitores e desta vez perdeu cerca de 400» explica o Deputado social-democrata eleito pelo círculo eleitoral da Europa. «Temos muita dificuldade em fixar a população e nas unidades industriais que se instalaram no concelho, trabalham pessoas que finalmente preferem viver em Castelo Branco» diz ao LusoJornal.

«Temos território, mas não temos população. É o contrário do que estamos habituados a ver nas Comunidades, onde temos população, mas não temos território» diz a sorrir.

Vila Velha de Ródão apenas tem quatro freguesias, e Carlos Gonçalves diz estar disponível para participar quatro vezes por ano, nas reuniões da Assembleia Municipal. Tanto mais que pretende depois, com estas novas funções, participar em reuniões de autarcas, «para defender sempre que os Portugueses que residem no estrangeiro devem poder votar para as eleições autárquicas em Portugal».