BD a partir de romance autobiográfico de Albert Camus sai em Portugal

O romance autobiográfico “O primeiro homem”, de Albert Camus, publicado postumamente em 1994, foi adaptado por Jacques Ferrandez para banda desenhada, que editada na semana passada em Portugal, pela Porto Editora.

Editado em França em 2017, “O primeiro homem” é uma adaptação do romance que Albert Camus deixou incompleto quando morreu num acidente de viação, em 1960, e que foi publicado mais de trinta anos depois, em 1994.

Protagonizado pela personagem Jacques Cormery, o romance é considerado a mais autobiográfica das obras de Camus, com referências a Argel (onde também Jacques Ferrandez nasceu) e à infância e adolescência passadas nesse antigo território colonial francês.

Em entrevista recente, Ferrandez contou que tomou a liberdade de preencher alguns espaços deixados em branco por Camus na narrativa, mas contou com o auxílio de notas manuscritas deixadas pelo autor e reveladas pela filha dele, Catherine Camus.

A edição portuguesa acompanha a da Gallimard e inclui prefácio da investigadora Alice Kaplan.

Jacques Ferrandez é autor de outras obras de BD, entre as quais “O estrangeiro” e “O hóspede”, ambos adaptados também de obras de Albert Camus.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]