Centro internacional de língua e cultura portuguesa (CILCP) de Lyon organizou mais uma Noite de Fado


No sábado passado, dia 9 de março, a Escola de Comércio de Lyon, onde está a funcionar o Centro internacional de língua e cultura portuguesa (CILCP), acolheu alunos e familiares, mas também numerosos amigos para mais uma Noite de Fado.

Nesta noite, com ambiente “cabaret”, os fadistas Filipa Carvalho e Marcelo Costa, vindos de Lisboa, cantaram fado tradicional e ‘moderno’. Foram acompanhados, à guitarra portuguesa, por Ricardo Martins, e à viola por Bruno Davide, dois músicos também cheios de talento, conhecidos mundialmente.

Ricardo Martins tem já vários álbuns editados e continua sempre na busca de novas sonoridades, tanto na guitarra portuguesa como na guitarra de Coimbra, pois tanto acompanha o fado de Lisboa, como o de Coimbra, nas tradicionais serenatas.

Bruno Davide iniciou-se como músico em conjuntos tocando musica tradicional e rock. Depois descobriu o fado e passou a acompanhar grandes cantores de fado pela Europa e pelo mundo.

A fadista Filipa Carvalho veio de Lisboa e começou muito nova a estudar música, tocando acordeão, que mais tarde deixou, para se consagrar ao canto, interpretando canções de Zeca Afonso. Já jovem adulta, descobre o fado e participa em concursos onde se confirma como profissional. Hoje percorre Portugal e toda a Europa. Possui uma linda voz e um timbre agradável que encanta ao interpretar Fado.

Marcelo Costa é formado em Direito da Universidade de Lisboa, mas o Fado sempre o acompanhou. Escreveu letras para fado e também compôs canções infantis e músicas de filmes. Uma voz de fadista com grande profissionalismo e carisma, que o fez obter um trofeu nos Portuguese Music Awards em Porvidence, Estados Unidos. Em 2010 editou um primeiro álbum e em 2022 um single “La vai ela”. Tem percorrido Portugal nestes últimos doze anos e toda a Europa onde participa em espetáculos e Festivais de fado.

O público de Lyon teve a ocasião de apreciar esta Noite de Fado do CILCP, com momentos que certamente ficaram gravados, com boas recordações.

Esteve presente o músico Manuel Mendes, Presidente da Associação Cultural Portuguesa de St. Etienne, que fazia parte dos organizadores, e que ajudou a organizar o mesmo concerto em St. Etienne, numa Igreja paroquial, e em parceria com o Leitorado de português da Universidade Jean Monnet de Saint Etienne, com o mesmo sucesso que em Lyon.

O Conselheiro das Comunidades, Jorge Campos, também esteve presente para apoiar esta manifestação cultural, felicitar e encorajar os organizadores, que “deste modo trabalharam para se manter a nosso património cultural bem vivo nas Comunidades portuguesas e também francesa”.

“Quero agradecer a presença de todos, nos dois serões, e também ao Michel Costa que foi através dele que estes dois artistas e fadistas vieram até à nossa região. Foi muito bom” disse ao LusoJornal Rosa Maria Queiroz, a Diretora pedagógica do CILCP.

“Este espetáculo de fado e toda a sua organização foi muito apreciado, tanto a nível dos músicos, dos fadistas, como do público, que soube respeitar o tradicional silêncio do ‘Vai-se cantar Fado’” disse Maria Ferreira, “amiga de longa data” do CILCP.

O CILCP de Lyon tem uma agenda carregada de iniciativas até ao final do ano, com eventos culturais, tanto para os alunos como para os seus familiares e amigos. Os “Ateliers” desta escola de língua portuguesa juntam sempre muita gente. Por exemplo, no 16 de março realiza-se um “Atelier” com os responsáveis do Museu Benfica, mas outros estão previstos, com o escritor José Rodrigues dos Santos, com o jornalista Joaquim Furtado e com o programa “Ler consigo”. Também é tradicional a Festa de fim de ano letivo, e as Jornadas Portas Abertas para as inscrições para o ano letivo 24/25.