LusoJornal / António Borga

BHV transformado numa montra de Portugal em Paris

Foi inaugurada na semana passada a operação “Sous le Soleil du Portugal”, uma grande ação de promoção portuguesa em França, que está a decorrer até 25 de junho no BHV Marais, a flagship store do Grupo Galeries Lafayette, com o apoio da aicep Portugal Global e do Turismo de Portugal.

Na cerimónia de inauguração, no dia 15 de maio, estava presente o Presidente do Grupo, Philippe Houzé, o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, o Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, entre muitas outras personalidades.

“A ação ‘Sous le Soleil du Portugal’ constitui uma excelente iniciativa de promoção da imagem de Portugal, da qualidade das marcas portuguesas e da excelência do nosso país como destino turístico” diz o Embaixador de Portugal em Paris, Jorge Torres Pereira. “Há muito que não tínhamos em França uma iniciativa desta envergadura e desta visibilidade e estou muito satisfeito que vá ter lugar num momento muito dinâmico e de cada vez maior densidade e complexidade das relações bilaterais Portugal-França, a todos os níveis. Temos que aproveitar bem esta oportunidade. É a hora”!

Portugal apresenta-se assim junto do segmento médio-alto que, durante 7 semanas, ficará a conhecer produtos e serviços portugueses dos mais variados setores, disponíveis em venda direta: desde acessórios de moda, a produtos de casa e gifts, cerâmica decorativa, alimentação e bebidas, artesanato, produtos culturais e ainda pacotes de viagens que abrangem o país de norte a sul incluindo as ilhas.

Esta operação comercial envolve a participação de mais de meia centena de empresas nacionais e de parceiros do BHV Marais, como a concept store parisiense “Lusa Luso”, a empresa “Comme à Lisbonne” e a ceramista Anna Westerlund. Estão igualmente presentes marcas e empresas portuguesas do setor alimentar, com ações de degustação de produtos alimentares e vinhos portugueses, bem como ações de show cooking apresentadas pelo Chefe Rui Cardoso.

Para o Presidente da AICEP esta ação e todas as atividades anexas “vão promover a excelência do design, inovação e qualidade da oferta portuguesa no exigente mercado francês”. Luís Castro Henriques diz que se trata de “uma proposta de valor forte e competitiva que encontra aqui o palco ideal para projetar a imagem do país, ao mesmo tempo que promove as empresas e produtos portugueses em França, um dos principais parceiros comerciais de Portugal”.

O destaque concedido ao destino turístico e às marcas portuguesas constitui uma oportunidade única para aumentar a notoriedade dos produtos nacionais, com a possibilidade de algumas das marcas e produtos expostos permanecerem na oferta diária do BHV Marais, após a finalização da campanha.

Na livraria estão também disponíveis livros de um conjunto alargado de editoras portuguesas, de autoria portuguesa ou sobre Portugal (História e Ensaio, Arte e Fotografia, Ficção, Poesia, BD, Infanto-Juvenil), estando também prevista a dinamização de sessões de autógrafos, envolvendo diversos autores. Ainda na área cultural, e a convite do BHV Marais em colaboração com a Galeria Jeanne Bucher Jaeger, será apresentada uma exposição do artista português Rui Moreira.

A presença do destino turístico está materializada, designadamente, numa montra exclusiva para a divulgação de propostas concretas de férias para Portugal, na exibição de grandes painéis com a campanha de publicidade do destino turístico, para além da criação de 6 pacotes de viagens a Portugal, que são comercializados na rede de 12 agências da Lafayette Voyage espalhadas por todo o país.

“O mercado francês é estratégico para o turismo em Portugal. Em 2018, recebemos mais de 1,3 milhões de Franceses e este continua a ser um dos principais mercados para o nosso país” diz Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal. “Com esta e outras ações que o Turismo de Portugal está a promover em França, pretendemos incrementar o fluxo turístico para Portugal e aumentar a notoriedade do país, não só para visitar, mas também, para estudar, investir e viver”.

Aliás, a ação de promoção “Sous le Soleil du Portugal” serve de âncora a um conjunto de mais de 30 iniciativas de âmbito económico e cultural, com a designação de “Agenda Portugal à Paris”, que decorre ao longo de 7 semanas, com o envolvimento de cerca de 20 entidades locais e portuguesas, sob coordenação da aicep Portugal Global e da Embaixada de Portugal em França.

Criado em 1856, o BHV Marais tem 45.000m2, regista cerca de 50.000 visitantes por dia, oferece mais de 2.000 marcas de luxo e gama-alta e pela Rue de Rivoli deverão ter passado a grande maioria dos 50 milhões de turistas que visitaram, em 2018, Paris e a região de Île-de-France.

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]