Bordeaux: Consulado Geral comemorou 25 de Abril, Dia da Língua Portuguesa e Dia da Europa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O novo Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes, decidiu comemorar o 25 de Abril, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Dia da Europa e ainda a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, numa série de ações que começaram no dia 25 de abril e que se prolongam até 27 de maio.

Tudo começou no dia 25 de abril, quando Mário Gomes iniciou a difusão de poemas alusivos à data, lidos por personalidades portuguesas de Bordeaux, desde Conselheiros das Comunidades a dirigentes associativos, passando por professores de português, autarcas e os próprios funcionários consulares. Depois, durante toda a semana, foram os alunos das escolas de português da região que leram poemas sobre a língua portuguesa.

Os vídeos foram difundidos nas redes sociais do Consulado de Portugal e também no site do LusoJornal.

No dia 5 de maio, o evento consistiu em leituras, em português e em francês, de obras de diversos autores portugueses – Sofia de Mello Breyner Andersen, Eugénio de Andrade, Natália Correia, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e Luís Castro Mendes – por parte de Isabel Barradas, Técnica Superior no Consulado-Geral e poetisa, e Valentine Cohen, atriz e encenadora, contando com o acompanhamento musical de Carlos Có, músico luso-guineense residente em Bordeaux, que pontuou igualmente o evento com momentos musicais destinados a mostrar a riqueza e diversidade das culturas lusófonas.

O momento foi transmitido em direto pelo LusoJornal para chegar ao maior número de pessoas, já que o pátio do Consulado estava com lugares limitados por causa da pandemia de Covid-19.

A sessão começou com uma intervenção de Yana Langlois, Presidente da Maison de l’Europe de Bordeaux-Aquitaine (MEBA), instituição parceira do posto consular que aliás integra o seu Conselho de Administração e também uma intervenção do Cônsul-Geral Mário Gomes.

Para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e no quadro do Dia da Europa, na sexta-feira, dia 7 de maio, as escolas da região de Bordeaux serviram pratos portugueses aos cerca de 33.000 alunos, em parceria com as três empresas de restauração que operam na região.

Mário Gomes foi almoçar a uma das escolas e falou com os alunos sobre Portugal, a sua cultura e a sua língua.

No dia 15 de maio, a associação O Sol de Portugal vai organizar um passeio com leituras pelas ruas de Bordeaux, no quadro do projeto “Secrets d’étoffes et d’histoires”. Trata-se de um passeio de descoberta, durante o qual vão ser lidos extratos do livro com o mesmo nome, publicado recentemente pela associação, com testemunhos de imigração e uma recolha de memórias à volta dos 40 anos daquela associação cultural portuguesa.

Dois dias depois, ainda no quadro do Dia da Europa e da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a MEBA organiza um debate digital com o tema “L’Union Européenne: Green Deal ou Greenwashing?” e no qual vai participar, entre outros participantes, Carlos Manuel Alves, professor na Universidade de Bordeaux, especialista em direito europeu e direito do meio ambiente, membro do Conselho Consultivo da área consular.

Finalmente, no dia 27 de maio vai ser organizada uma conferência-debate em Bordeaux com a Eurodeputada Margarida Marques, antiga Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, intitulada “La Présidence Portugaise de l’UE: une vision pour l’Europe”. A organização é do Consulado Geral de Portugal em Bordeaux, sempre em parceria com a MEBA.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]