Brasileira Caro Ferrer em Concerto no Idol Hotel em Paris

A cantora Caro Ferrer apresentará o álbum “Brisa Mourisca”, na quinta-feira desta semana, dia 17 de janeiro, às 20h00, no Idol Hotel, em Paris.

O quarto álbum da, também, autora e compositora inspira-se da primeira colonização quando a influência moura marcou o nordeste brasileiro e revisita os ritmos nordestinos. Caro Ferrer compôs os 10 títulos, que se baseiam em sonoridades arábico-persas, e canta as raízes mouras do nordeste brasileiro.

A imagem central do álbum é, segundo a apresentação da obra, “a brisa que passeia sobre mundos de areia e de sal e liga o passado ao presente: migrações, exclusões, o amor do mar e a terra, misturas e separações”.

Neste álbum há uma fusão de instrumentos típicos da música árabe como as bandurrias, as cítaras, as darboukas ou os dafs e as brasileiras como os cocos, as milongas e as cirandas.

Caro Ferrer, de seu verdadeiro nome Carolina, nasceu em 1974, no Brasil, tendo crescido no Rio de Janeiro, no célebre bairro de Ipanema. Mais tarde, instala-se em Paris para prosseguir os estudos e é em França que começa uma carreira de cantora em 2006.

Estreia-se na produção do seu primeiro álbum “Jasmim no Ar”, em 2007, fruto de uma compilação das suas primeiras composições. Durante o ano da iniciativa “França no Brasil”, lança o seu álbum em antestreia na sétima edição do Festival de Jazz d’Ajaccio em 2009. Caro Ferrer colabora com músicos de renome da música popular brasileira (MPB) como Jorginho Amorim, Lameck Macaba ou ainda Márcio Faraco.

O segundo álbum da artista, “Samba pelo avesso”, saiu em 2011 com arranjos de Jorge Amorim o que a conduz à realização de uma tournée por toda a França como em Montpellier, Lyon, Montmonrency ou ainda Grenoble, tendo chegado a dar concertos no Rio de Janeiro.

O terceiro álbum “Desarmada” é produzido entre Paris e o Rio de janeiro durante todo o ano de 2013, e é lançado em 2014, com os arranjos de Geovanni Andrade e de Vinicius Rosa.

Caro Ferrer cria em setembro 2015 o grupo “Lamparina” cuja originalidade é a de criar versões modernas dos sambas dos anos 40. O grupo é composto, para além de Ferrer, no cavaquinho por Lannazita e na guitarra por Hervé Morisot. Este último torna-se em 2018 o guitarrista habitual de Caro Ferrer.

Diplomada de um Master em Literatura e Civilização brasileira na Universidade Paris Ouest Nanterre em 2016, com uma tese sobre o artista Chico César, Caro Ferrer enceta uma tournée em várias cidades do nordeste brasileiro. No seu regresso a França inicia uma série de novas colaborações tais como com Pedro Barrios, que toca cavaquinho e percussão, com o guitarrista Rodrigo Samico e os percussionistas Wander Pio e Zé Luís Nascimento, que são não somente arranjadores, mas co-compositores de várias canções.

O Idol Hotel em Paris é inspirado na música groovy e funky dos anos 60 aos anos 80 e cada quarto é inspirado numa canção. O conceito deste estabelecimento está inserido no espírito do bairro, visto estar nas proximidades do Conservatório de música e de várias lojas frequentadas por muitos músicos de Paris.

 

Idol Hotel

16 rue d’Edimbourg

75008 Paris

 

https://www.facebook.com/events/1928189903965934/

https://www.brisamourisca.com/