Business Development Group France-Portugal assinou Protocolo com a Associação Pool-net

O Business Development Group France-Portugal, assinou um Protocolo de cooperação com a Associação Pool-net – Portuguese Tooling Network, com sede na Marinha Grande.

Depois de primeiros contactos de desenvolvimento de cooperação, ainda durante a presença desta associação no Aeromart 2018, em dezembro passado, em Toulouse, estes materializaram-se na assinatura deste Protocolo.

O BDGFrPt é uma associação sem fins lucrativos criada no final de 2017, com sede em Toulouse, e que tem como objetivos criar e fortalecer as ligações comerciais entre empresas portuguesas e francesas.

A Associação Pool-net – Portuguese Tooling Network é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem como objeto principal a Gestão e Coordenação do Cluster de Competitividade Engineering & Tooling, enquanto instrumento de operacionalização do Plano Estratégico estabelecido para a Indústria Portuguesa de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

A Pool-net visa dinamizar a cooperação empresarial numa estratégia de eficiência coletiva a fim de incrementar a competitividade das empresas e reforçar o seu posicionamento internacional, contribuindo desta forma para a sustentabilidade desta Indústria.

São objetivos estratégicos da Pool-Net: “Promover a marca coletiva ‘Engineering & Tooling from Portugal’, a nível nacional e, principalmente, internacional; Ser o facilitador do crescimento das exportações de bens transacionáveis de alta intensidade tecnológica; Promover a criação de novas empresas de base tecnológica a atuar no setor engineering & tooling; Alavancar oportunidades de cooperação e negócio em novos setores industriais; Promover a criação líquida de emprego qualificado; Promover o acréscimo de investimento em ID&T nos membros do cluster; Lançamento de novos processos, produtos e serviços; Aumentar a qualificação dos recursos humanos no seio do cluster de competitividade Engineering & Tooling; Promover atividades de vigilância e intelligence; Disseminação e promoção de resultados dos projetos; Help desk de apoio à gestão de empresas”.

Neste contexto, a promoção do conhecimento, competências e saberes da indústria nacional de Engineering & Tooling, bem como o acompanhamento das novas tendências de mercado e a orientação das empresas para novas oportunidades de negócio e cooperação, serão os principais focos de atuação desta associação.

Acrescenta-se a estes fatores a interiorização de uma mensagem comum ao setor que o projete no mercado como fornecedor de soluções inovadoras, integradas e altamente competitivas no contexto internacional, sob a marca “Engineering & Tooling from Portugal”.

No passado dia 2 de maio, o Presidente do Conselho de administração do BDGFrPt, Vítor Oliveira esteve na sede da Poolnet, com o seu Diretor geral, Rui Tocha, a fim de firmarem este Protocolo e de prepararem o plano de colaboração conjunto até ao final do presente ano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]