Cabo Verde formalizou entrega da candidatura da Morna à Unesco

O Ministro da Cultura de Cabo Verde entregou ontem, na Unesco, em Paris, a candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade e disse que o género musical tem «todas as hipóteses» de ser classificado.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, destacou que os responsáveis da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) «ficaram surpreendidos pelo facto de Cabo Verde ter trazido todos os itens sem nenhuma falha». Agora, segue-se uma fase de avaliação da candidatura e, caso exista necessidade, «há até setembro para melhorar o dossier», que deverá ter uma decisão final em dezembro de 2019.

«Temos todas as hipóteses, tal como o Fado, o Cante alentejano ou o Chocalho ou os outros patrimónios imateriais espalhados pelo mundo. A Morna espelha a vontade de toda uma nação, está difundida não só pelas ilhas como pela diáspora, todos os instrumentos que a suportam ainda estão vivos e são praticados, contém nela a memória coletiva do povo caboverdiano», descreveu o Ministro à Lusa, em Paris.

Abraão Vicente acrescentou que se apresentou um «dossiê tecnicamente irrepreensível», destacou o apoio da cooperação portuguesa e afirmou que a entrega da candidatura constituiu um «momento muito simbólico» porque, «mais do que um projeto deste Ministério, deste Governo, é um projeto de toda a nação caboverdiana», razão pela qual decidiu vir ele próprio apresentar a candidatura.

«Para o povo caboverdiano é um momento muito simbólico dado que a nossa intenção é escrever na alma da humanidade aquilo que é a nossa alma, que é a Morna, e, ao mesmo tempo, a assunção de Cabo Verde como uma espécie de sexto continente, o espaço onde os mestiços e os crioulos se sentem bem e é através da Morna que nós nos realizamos», afirmou.

O governante adiantou acreditar que «não será necessário nenhum investimento extra» na estratégia de promoção da candidatura que vai passar por «um conjunto de atividades em Cabo Verde e na diáspora para manter viva a Morna» e que se vai tentar que «o senhor Presidente da República e o senhor Primeiro Ministro passem pela Unesco para ressaltar a importância do dossier».

Abraão Vicente recordou que «a consagração mundial de Cesária Évora começa por França», onde ela é «muito mais conhecida do que em que qualquer outro território do mundo, inclusive Cabo Verde» e afirmou que esse «é um triunfo» que pode «jogar a favor», ainda que «o interesse da Unesco não é ter estrelas a cantar um género» que se pretende classificar património da Humanidade, mas «mostrar que esse género tem enraizamento no território e na diáspora».

Reiterando que há «100% de hipóteses de sucesso», o Ministro relembrou que o trabalho técnico e todo o processo de submissão de candidatura «já custou cerca de 160 mil euros» e que há toda a vontade e disponibilidade «para melhorar o que há a ser melhorado».

«Mas eu creio que vindo de onde vem, de um país pequeno, com parcos recursos, com o investimento que nós fizemos, nós não só merecemos mas eu creio que a Morna já é património da humanidade por direito, é uma questão de reconhecimento», considerou.

Abraão Vicente resumiu a Morna como «a alma do caboverdiano, a sua nostalgia, o seu percurso» ,que define «um povo aberto ao mundo e a primeira civilização fundada após essa largada do velho mundo».

«Somos o primeiro novo mundo», concluiu.

O Ministério da Cultura trabalhou no dossier durante vários anos, através do Instituto do Património Cultural (IPC).

Cabo Verde contou com o apoio de Portugal neste processo, tendo Paulo Lima, especialista na elaboração de processos de candidatura a Património Imaterial da Humanidade da Unesco, estado no país para uma missão de assessoria técnica de apoio à instrução da candidatura.

Paulo Lima, também investigador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esteve envolvido nas candidaturas portuguesas ganhadoras do Fado, Cante alentejano e arte do Chocalho.

No dia 27 de fevereiro, o Parlamento caboverdiano aprovou, por unanimidade, a data de 03 de dezembro como Dia Nacional da Morna, dia em que nasceu Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido por B. Léza (1905-1958), considerado um dos maiores compositores do país do género musical.

O Dia Nacional da Morna visa homenagear todos os outros compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade caboverdiana para a necessidade de valorização do género musical.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]