Caminhada para explicar invasões napoleónicas no concelho da Trofa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A Câmara da Trofa organiza, no dia 1 de outubro, uma caminhada comentada sobre as invasões francesas, com início no Monumento aos Defensores da Barca e final marcado para o Souto de Bairros, anunciou o município.

Inserida na agenda dos “Itinerários Napoleónicos em Portugal”, na caminhada pretende-se contar o sucedido após em março de 1809 as tropas do Marechal Junot invadirem Portugal pela fronteira de Chaves.

Após derrotar as forças portuguesas em Braga, o exército, com cerca de 24.000 homens, marchou rapidamente para a linha defensiva que, entretanto, havia sido montada na margem sul do rio Ave, de forma a proteger o avanço francês sobre o Porto, lê-se no comunicado.

A ponte da Estrada Real Porto-Braga, sobre este rio, situava-se na freguesia de São Martinho de Bougado, originando diversos episódios militares que, ainda hoje, estão bem presentes na memória local e na tradição oral, acrescenta.

No mesmo dia, a câmara irá homenagear as pessoas que protagonizaram episódios marcantes da história local. A iniciativa começará com o descerramento de uma nova placa evocativa dos que tombaram em combate.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal