Carlos Moedas vai homenagear o cofundador da “Nouvelle Librairie Française de Lisboa”

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu, por unanimidade, agraciar o editor e livreiro José Pinho, 69 anos, com a medalha de mérito cultural da cidade por ser considerado “uma personalidade ímpar da cidade”. Entre muitas outras criações, foi cofundador e sócio-gerente da “Nouvelle Librairie Française de Lisboa”, uma livraria fundada e especializada em livros franceses, nomeadamente nas traduções em francês de autores lusófonos.

“É uma personalidade incontornável do setor cultural do país e da cidade de Lisboa, dedicando-se há mais de duas décadas a estimular e inovar a democratização do acesso à cultura e à formação de públicos, com especial enfoque na promoção do livro, da leitura, da língua portuguesa, da criação artística, bem como de todas as outras formas de expressão cultural”, lê-se na proposta, apresentada pelo Presidente da autarquia, Carlos Moedas.

Editou mais de uma vintena de livros e foi fundador e cofundador de vários projetos ligados à atividade cultural.

“José Duarte de Almeida Pinho é, assim, uma personalidade ímpar da cidade Lisboa, um visionário e empreendedor a quem se presta, hoje e neste âmbito, a devida homenagem reconhecendo, evidenciando e agraciando o seu talento”, justifica a autarquia.

A medalha municipal de mérito “destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a Cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]