Carlos Pires: antigo ‘número 2’ da Embaixada em Paris é o novo Secretário de Estado da Defesa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de Carlos Pires como novo Secretário de Estado da Defesa, a quem dará posse esta quinta-feira ao fim da tarde.

O novo Secretário de Estado da Defesa nasceu em 10 de setembro de 1973, em Beirute e entre 2014 e 2019 foi diplomata na Embaixada de Portugal em Paris. Agora vai substituir Marco Capitão Ferreira, que se demitiu do Governo em 07 de julho, dia em que foi constituído arguido no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”.

Diplomata de carreira, Carlos Pires é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Estudos Europeus pela London School of Economics. Até agora era Diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

Antes de ter estado em funções em Paris, Carlos Pires foi Adjunto no Gabinete do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, entre junho de 2011 e fevereiro de 2013 e desempenhou também funções de Adjunto no Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, entre setembro de 2010 e junho de 2011. Também desempenhou, entre 2013 e 2014, funções como Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Serviu na DELNATO, a Delegação portuguesa junto da NATO, e, para além de Paris, integrou as Embaixadas portuguesas em S. Tomé e no Cairo.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]