Casa Amadis: Cerimónia de entrega de diplomas a alunos de português em Montpellier

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

Teve lugar este sábado, dia 21 de janeiro, na associação Casa Amadis, em Montpellier, a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos da “Escola Portuguesa para Todos” que assegura o ensino da língua portuguesa às crianças e jovens do Département de l’Hérault.

Este ensino é assegurado por Ivone Rodrigues, professora destacada pelo Instituto Camões através da Coordenação do ensino português em França (CEPE) junto da Embaixada de Portugal em Paris.

“Trata-se de um ensino associativo que colmata as falhas da rede do ensino oficial francês” disse ao LusoJornal Tito Lívio dos Santos, Presidente da Casa Amadis, explicando que este ensino tem lugar em três associações da cidade e dos arredores de Montpellier: Casa Amadis em Montpellier, ACPF em Frontignan e Associação Portuguesa de Maugio.

Esta foi a segunda vez que a Casa Amadis organizou a cerimónia, tendo havido uma interrupção de três anos durante a pandemia de Covid-19. “Todos desejam que volte todos os anos a partir de agora” disse o Presidente da associação.

Foram distribuídos os diplomas, mas também livros e recordações “com o objetivo de incitar a leitura e transformar o momento numa recordação bonita no coração destes jovens que bem o merecem pelo esforço fornecido em prol da língua portuguesa”.

Marcaram presença o Cônsul-Geral de Portugal em Marseille, Álvaro Esteves, que estava em Montpellier para acompanhar a Permanência Consular que decorreu naquela cidade, mas também estava presente a Deputada Nathalie de Oliveira, eleita pelo círculo eleitoral da Europa na Assembleia da República, a Cônsul Honorária de Portugal em Montpellier, Nathalie Pinheiro e Isabel Sebastião, em representação da Coordenação do ensino português em França.

A Metrópole de Montpellier foi representada pela sua Vice-Presidente Clara Hart, que aproveitou a ocasião para informar os presentes da intenção oficial de consagrar uma semana de promoção a cada dia 5 de maio, Dia mundial da Língua portuguesa.

No decorrer da tarde, dois alunos leram poemas de Eugénio de Andrade, relembrando a passagem, esta quinta-feira, do centenário do seu nascimento. Foi também projetado um pequeno vídeo retraçando os 20 anos de atividades da Casa Amadis em Montpellier.

“O evento revestiu o aspeto esperado duma grande festa para os jovens e foi coroado pelo anúncio duma grande conjugação de esforços em prol do desenvolvimento do ensino da língua portuguesa, tanto do lado francês como do português” disse ao LusoJornal Tito Lívio dos Santos. “A partir de agora as três associações vão poder contar com apoio ainda mais amplo, o que é uma excelente notícia para todos”.

Estão pois de parabéns os alunos e aos pais que os inscreveram.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]