CCP/Europa quer campanhas de informação para portugueses que tencionam emigrar

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No seguimento da sua última reunião, o Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa, presidido pelo Conselheiro Pedro Rupio, escreveu à Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes recomendando-lhe a implementação de “Campanhas de informação para portugueses que tencionam emigrar”, tanto nas Comunidades portuguesas como em Portugal, “de forma a informar exaustivamente todas e todos que procuram emigrar a breve prazo, com o objetivo de evitar que estes se encontrem, no estrangeiro, em situações de extrema precariedade”.

“A pandemia da Covid-19 entrou nas nossas vidas há pouco mais de um ano e levou à adoção de medidas de isolamento social que tiveram o objetivo de impedir a sua disseminação. O isolamento decretado salvou vidas, evitou o colapso do sistema de saúde, mas abriu as portas de uma nova crise económica e social” diz Pedro Rupio na introdução da carta.

“Esta situação leva muitos compatriotas a refletirem na hipótese de emigrarem à procura de melhores condições de vida” e o Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa afirma que é “confrontado diariamente com esta realidade que, embora não seja nova, tenha ganho maior relevância por causa da crise que estamos a viver” lê-se na carta a que o LusoJornal teve acesso. “De facto, verificamos nas redes sociais um acréscimo significativo de residentes em Portugal que procuram oportunidades de trabalho em vários países da Europa, razão pela qual tememos que essa situação possa levar à exploração laboral de compatriotas por grupos de engajadores de mão-de-obra barata”.

Os Conselheiros das Comunidades sugerem à Secretária de Estado Berta Nunes que os Gabinetes de Apoio ao Emigrante existentes nos municípios portugueses, as redes sociais e a comunicação social sejam “meios que poderiam ser utilizados no âmbito da referida campanha de informação a fim de promover uma melhor preparação daqueles que tencionam expatriar-se”. E recomendam ainda que seja feita uma atualização das brochuras informativas já existentes “com informação específica à situação que nos impõe hoje a pandemia, e propomos igualmente um aperfeiçoamento do conteúdo com informações mais sucintas e de fácil compreensão”.

A reunião teve lugar on-line e a carta foi enviada hoje à Secretária de Estado Berta Nunes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]