CCPF organiza mais uma semana de imersão linguística em Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) organiza, de 22 a 29 de abril, pela 5ª vez, uma Semana de imersão linguística em Portugal, com 76 alunos de português em França, dos 7 aos 12 anos.

Esta semana é organizada em parceria com a Coordenação do Ensino Português em França e a Quinta da Escola – Centro de Educação Ambiental, Alvados, Serra de Aire e Candeeiros, onde se realizam as atividades.

“Esta é uma experiência única de encontro entre aprendentes de português vindos de várias cidades da região parisiense” explica ao LusoJornal o Professor de Português Adelino Oliveira de Sousa. “O objetivo desta semana é o da prática da língua através de atividades lúdicas e de aventura, como jogos em equipa, escalada, slide, arborismo, btt, passeios de burro…”

A descoberta da riqueza do património histórico e natural de Portugal é também outro dos objetivos através de visitas guiadas às grutas de Santo António e ao monumento natural das Pegadas de Dinossauros, na serra de Aire e Candeeiros. “Os alunos terão também o prazer de ir à praia de São Martinho e de participar numa atividade de limpeza da praia no âmbito da educação ambiental” completa o Professor de Português. “Será uma oportunidade para que os alunos tomem consciência da poluição existente no mar e aprendam a ter comportamentos mais respeitosos com o meio ambiente”.

No último dia, será feita uma visita guiada ao Oceanário, por um educador marinho, e a participação num atelier “para descobrir os efeitos das alterações climáticas e perceber qual é o nosso papel para manter o planeta saudável”.

Durante a semana este grupo será acompanhado pela equipa de monitores da Quinta da Escola e por 4 Professores de Português da região de Paris: Maria Piedade Favero, Fátima Ferreira, Patrícia Lagos e Adelino de Sousa.

“Em França há cada vez mais alunos de outras origens a frequentarem os cursos de português, por isso é importante proporcionar a estes alunos experiências de total imersão linguística para aumentar o seu nível de proficiência e de aproximação com a cultura portuguesa” diz Adelino Oliveira de Sousa ao LusoJornal. “Trata-se de uma semana de aprendizagens não formais que permitem vivências diferentes das quotidianas, num espaço aberto e de contacto com a natureza através de atividades lúdicas e culturais. As diferentes tarefas propostas durante a semana exigem o uso da língua e criam condições para o desenvolvimento da competência comunicativa destes alunos. Uma semana rica em aprendizagem e emoções!”

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]